Aveiro: UA promove seminário sobre qualidade laboratorial.

2020-05-22 10:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A premência de apoio e formação técnica na área da qualidade laboratorial, sobretudo nas empresas e em grande parte impulsionada pela exigência crescente dos clientes, levou a Universidade de Aveiro (UA) a organizar um Seminário sobre Qualidade em Laboratórios.

O evento, apoiado pela empresa N9VE, decorre a 27 de maio, das 15h00 às 17h00, online.

A UA possui na sua orgânica o Laboratório Central de Análises (LCA), estrutura acreditada, assim como outras duas, também acreditadas, na sua esfera, o Laboratório Industrial de Qualidade (LIQ) e o Instituto de Ambiente e Desenvolvimento (IDAD), sendo os três dedicados a áreas diferentes.

Por outro lado, a unidade curricular Metrologia e Acreditação em Química, especificamente sobre questões de qualidade laboratorial e acreditação, uma peculiaridade no panorama da formação universitária em Portugal, faz parte do Mestrado em Química da UA e é disponibilizada no curso de Engenharia Química.

“A ideia do Seminário começou com o dever de partilhar com a comunidade e a sociedade os excelentes trabalhos realizados pelos alunos daquela unidade curricular e o saber e experiência da UA nestas áreas”, explica Eduarda Pereira, professora do Departamento de Química, coordenadora do Laboratório Central de Análises e membro da organização deste evento.

Sabendo-se da necessidade das empresas ao nível do apoio e formação técnica nesta área, ficou criado o contexto impulsionador do evento. A 27 de maio decorrerá a parte I do Seminário.

O planeamento da qualidade, considera Eduarda Pereira, é “essencial para o sucesso dos laboratórios, pois exige definir objetivos, parâmetros necessários para a adequada implementação de procedimentos e processos, obtenção de resultados corretos e produtos de acordo com as especificações, assim como melhorar a organização da empresa, integrar a tomada de decisões e a melhoria contínua dos processos”.

Os Sistemas de Gestão e Qualidade são regidos por normas que contêm um modelo de gestão de qualidade que é seguido por milhares de laboratórios em todo o mundo, independentemente da dimensão da organização e da área de atividade, pretendendo-se com isso sendo ajudar os laboratórios a cumprir os objetivos traçados, garantir confiança e conhecimentos das técnicas, equipamentos e recursos utilizados, e garantir assim a satisfação do cliente.

Neste Seminário abordam-se conceitos, indicadores, custos, benefícios, auditorias e riscos associados à qualidade em laboratórios, e alguns requisitos de um laboratório acreditado.