Aveiro: UA convida Lídia Jorge para a celebração do 47º aniversário.

2020-12-14 07:55

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro celebra o 47º aniversário em sessão mais reservada do que é habitual devido à pandemia.

Esta terça, dia 15 de dezembro, a partir das 15h30, com transmissão online (https://youtu.be/dsbBKhaMHas), há celebração com discursos e distinções.

Destaque para a intervenção da escritora Lídia Jorge e para a entrega da primeira edição dos prémios Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão e Investigador UA.

Intervenções de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, e de António Alves, presidente da Associação Académica da UA.

Lídia Jorge, figura incontornável da literatura portuguesa, comemora 40 anos de carreira literária em 2020.

Associa-se à festa da UA com uma intervenção sobre o tema “O mundo que nos espera”.

Lídia Jorge estreou-se com a publicação de “O Dia dos Prodígios”, em 1980, dando início a uma obra, que abarca as áreas do romance, conto, ensaio, teatro, distinguida com os principais prémios nacionais e estrangeiros: Grande Prémio de Literatura dst (2019), Prémio Vergílio Ferreira (2015), Prémio Luso-Espanhol de Cultura (2014), Prémio Internacional de Literatura da Fundação Günter Grass (2006), Grande Prémio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes d’Escritas (2002), Prémio Jean Monet de Literatura Europeia (2000), Prémio D. Diniz da Casa de Mateus (1998).

Já este ano, em agosto, a escritora conquistou o Prémio de Literatura em Línguas Românicas.

Depois das intervenções e da entrega do Prémio e, face à pandemia, na impossibilidade de homenagear presencialmente todos os trabalhadores da UA que completam 10, 20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos de serviço, será a vez da entrega das medalhas aos dois trabalhadores da UA que completam 45 anos de serviço.

À noite, a festa continua com a Orquestra Filarmonia das Beiras no palco do Auditório Renato Araújo.

A partir das 21h00 concerto de Natal sob a direção do maestro António Vassalo Lourenço com obras de Händel, Vivaldi, Schiassi e Bach.

Este programa conta também com a participação da soprano Beatriz Maia, do contratenor João Pedro Azevedo, do tenor Pedro Cruz, do baixo Eduardo Portugal e do organista Ricardo Toste.

A entrada no concerto é gratuita mas sujeita à reserva de bilhete.

Concerto para seguir em https://youtu.be/aqhxdyX4rg8.