Aveiro Tech Week: Festival de Luz no espaço público e Gaming no Parque de Feiras.

2021-10-15 09:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Arranca hoje mais uma edição do festival de luz para duas noites de espetáculos ao ar livre.

A cidade de Aveiro enche-se de luz, tendo como tema principal o “Equilíbrio”, na esperança de criar momentos de pensamento e serenidade, proporcionando uma “nova esperança e um futuro mais luminoso”.

O PRISMA - Art Light Tech - regressa com propostas “arrojadas e disruptivas”.

Os espetáculos decorrem entre as 20h e as 24h em locais como o Teatro Aveirense, Paços do Concelho, parque Infante D. Pedro, largo da estação, praça Marquês de Pombal e jardim da Baixa de Santo António, entre outros.

Do programa constam espetáculos de videomapping, murais urbanos, instalações de luz ecológicas e participativas, entre muitas outras propostas.

Ribau Esteves antecipa a abertura, às 19h15, com declarações à imprensa sobre a Aveiro Tech Week.

A comitiva segue depois ao encontro das intervenções artísticas que iluminam e dão uma nova vida aos diferentes edifícios de valor patrimonial que integram o roteiro artístico do Criatech e do PRISMA/Art Light Tech, promovidos no âmbito da Aveiro Tech Week.

O festival apresenta ainda produções desenvolvidas em exclusivo para este evento como é o caso do GRAFFITIMAPPING, um mural do artista urbano SKRAN, da instalação Sã Line, desenvolvido pelo artista aveirense Dino da Costa que criou uma instalação que se inspira na sua infância e nas memórias das marinhas, das pirâmides de sal e dos espelhos de luz ligados à extração deste tão precioso elemento.

Até domingo, há 25 obras de 40 artistas, de 12 nacionalidade, para serem apreciadas, no Museu de Aveiro/ Santa Joana, o edifício da Capitania, a antiga Estação da CP, e a Igreja das Carmelitas entre outros locais.

Ruth Schnell, pioneira da arte multimédia, Mathieu le Sourd, referência na criação de obras imersivas e interativas, Neil Mendoza, conhecido pela sua fusão de escultura, eletrónica e software, os kondition pluriel, habituados a criar experiências participativas, e Pedro Tudela, Miguel Carvalhais e Gustavo Costa são alguns dos nomes convidados para esta iniciativa promovida pela cidade  candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027.

A Aveiro Tech Week inaugura, hoje, o espaço de gaming, no Parque de Exposições de Aveiro, onde apresenta as mais recentes novidades em videojogos, torneios de eSports, clubes de desportos eletrónicos, cosplay, simulação automóvel, retro gaming e realidade virtual, entre outros.

A área de Gaming estará dotada de um conjunto de ações e atividades pré-programadas, com marca “Magischot Gaming Network”, com o objetivo de apresentar e possibilitar a experimentação de vídeo jogos, bem como a realização de torneios em palco e em livestream.

Para além da área expositiva dedicada às últimas tecnologias associadas à prática, o gaming conta ainda com a presença de influenciadores e streamers, que irão potenciar o evento com a assinatura de autógrafos, palestras, duelos ou mesmo performances

O evento integrado na Aveiro Tech Week terá entrada livre, com horário entre as 10h00 e as 22h30, sexta e sábado, e 20h00 no domingo.