Aveiro Tech City Challenges já apurou finalistas.

2022-06-06 10:06

Categoria: 

Concelho: 

Já são conhecidos os finalistas da 1.ª edição do Aveiro Tech City Challenges.

Saúde mental, apoio a pessoas com limitações visuais e deteção de padrões de violência em espaço público são três dos projetos que chegaram à final.

A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Aveiro pretende dar oportunidade a startups, scaleups e centros de I&D para desenvolver e testar soluções e produtos inovadores, em ambiente real, na área das Cidades Inteligentes e da Internet das Coisas (IoT).

Para este concurso a CMA tem destinado o valor de 20.000€ a cada um dos seis finalistas, perfazendo um total de 120.000€ em prémios.

Esta edição, que recebeu mais de 40 candidaturas provenientes de dez países, Portugal, México, Reino Unido, Espanha, Canadá, Turquia, Tunísia, Itália, Tanzânia e Estados Unidos da América, apurou 25 projetos para o Aveiro Tech City Pitch que se realizou no mês de maio, em modelo híbrido, no Parque de Exposições de Aveiro.

O júri do Aveiro Tech City Challenges selecionou seis projetos para a fase final, nomeadamente três na categoria “desafios urbanos”, - a Parkware, de Aveiro, a Trigger Systems, do Fundão, e a também aveirense Scubic - Smart Software - e três para o projeto Aveiro Tech City Living Lab, a Nevaro e ZoomGuide, provenientes de Aveiro, e a DeepNeuronic, oriunda da Covilhã.

A Parkware respondeu ao desafio urbano para a gestão de acessos e pagamentos nas feiras municipais, propondo uma solução tecnológica vocacionada para a gestão do acesso de feirantes a eventos, organizados pela Câmara Municipal de Aveiro.

Por sua vez, a Trigger Systems apresentou uma ideia-projeto para responder ao desafio urbano da gestão eficiente de consumos de água em jardins, através de uma solução tecnológica assente em sensores, atuadores e plataforma de gestão, que assegure a otimização dos consumos de água no âmbito da rega.

Já a Scubic candidatou-se ao desafio urbano relativo à monitorização da eficiência energética de edifícios públicos, com uma solução tecnológica destinada à quantificação de consumos energéticos em edifícios.

Nas categorias relativa ao Aveiro Tech City Living Lab, que desafiou startups, scaleups e Centros de I&D a tirar partido da infraestrutura existente em Aveiro, única em Portugal com uma rede 5G operacional no centro urbano da cidade, chegaram à final a Nevaro, com uma solução digital vocacionada para a saúde mental dos utilizadores, a Zoomguide com o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis que apoie o cidadão com limitações visuais a circular em espaços museológicos, e, finalmente, a DeepNeuronic que conquistou o júri com um projeto de inteligência artificial responsável pela deteção automática de padrões de violência em espaço público.

Agora, de junho a outubro, os finalistas estarão a desenvolver e a testar as suas ideias-projetos, estando a demonstração e o Pitch Final previstos para a Aveiro Tech Week 2022, em outubro.

Aveiro acolhe os finalistas desta primeira edição nos dias 30 e 31 de maio para o evento de arranque e sessão de formação, formação promovida pela Beta-i, especialista no acompanhamento e capacitação de startups e scaleups.

O Aveiro Tech City Challenges é promovido pela CMA, em parceria com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações, o PCI – Creative Science Park – Aveiro Region, o Cluster Nacional TICE.PT e a Universidade de Aveiro, através da iniciativa Aveiro Tech City, e propõe-se atrair projetos inovadores e disruptivos, com a implementação de uma estratégia de criação, atração e retenção de talento na Região.