Aveiro Steam City faz balanço positivo ao ano 2019.

2019-12-02 11:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Balanço positivo ao ano de arranque da implementação do projeto Aveiro Steam City.

A tecnologia 5G é uma das apostas da autarquia em projeto financiado por fundos europeus.

O desenvolvimento de um simulacro, o teste de um moliceiro elétrico ou a “forte adesão” no recrutamento para a 1ª edição do Aveiro Tech City Bootcamp são algumas das iniciativas que, no âmbito do projeto Aveiro Steam City, ganharam forma ao longo de 2019.

Em jornada de balanço realizada no dia 21 de novembro, o Conselho Geral que lidera o projeto Aveiro Steam City, reuniu para falar do primeiro ano de trabalho desta iniciativa.

Este encontro teve como principal objetivo analisar e validar o Relatório Anual que será, posteriormente, submetido ao programa Urban Innovative Actions.

A sessão contou com a participação dos mais altos representantes da Câmara Municipal de Aveiro – o Presidente, José Ribau Esteves; Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro; Alcino Lavrador, General Manager do Altice Labs; José Neves, Professor e Investigador no Instituto de Telecomunicações; Carlos Alves, Diretor da INOVARIA; Gil Gonçalves, representante da Comissão Executiva da CEDES, bem como os restantes elementos que fazem parte da equipa que trabalha neste projeto.

No relatório, que foi submetido na plataforma do programa UIA a 28 de Novembro de 2019, destacam-se os principais momentos relativos a este primeiro ano do trabalho.

A primeira edição do Aveiro Tech City Bootcamp contou com mais de 400 inscrições.

De todos os interessados, apenas 134 puderam concluir o processo de seleção e passar à fase de pré-seleção onde, apenas 40 candidatos acedem ao processo final de decisão que culmina num grupo exclusivo de 20 formandos.

O bootcamp terá início em janeiro de 2020 e tem como objetivo formar “full stack developers” que possam integrar os quadros técnicos das empresas de base tecnológica de Aveiro.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions.

O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.