Aveiro STEAM City alvo de elogios com promessa de mais investimento.

2022-03-16 18:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Ministra da Coesão Territorial não se esconde no discurso politicamente correto e considera que Aveiro segue na dianteira na competitividade territorial entre as cidades médias do país.

Ana Abrunhosa esteve no evento de encerramento do projeto Aveiro STEAM City dedicado à qualificação de serviços de nova geração, no campo tecnológico.

Considera que num tempo em que a transformação tecnológica serve de base a serviços de nova geração, a cidade conseguiu posicionar-se em plano de destaque.

O Aveiro Steam City distingue-se pela transformação digital, “atração e retenção de talento e renovação de competências”.

A Ministra defende que a escolha de cidadãos e empresas na sua instalação baseia-se em conceitos que hoje fazem a diferença (com áudio)

Iniciativa lançada, em 2019, como uma aposta na revolução tecnológica, com a adoção de infraestruturas e tecnologias 5G e IoT – Internet of Things (Internet das Coisas).

Com um investimento de 6,1 milhões de euros, dos quais 4,9 milhões de euros cofinanciados pelos Fundos Comunitários, o projeto impulsionou o Município a dar os primeiros passos na criação de uma Cidade Inteligente, com uma economia baseada no conhecimento.

Continuará a ser uma aposta de futuro da Câmara de Aveiro, assegurou Ribau Esteves, líder da autarquia. (com áudio)

Na 'base' do projecto destacam-se a implementação de uma estratégia de Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em todas as escolas do Município de Aveiro, o desenvolvimento de ações de formação para quadros técnicos das empresas da Região e a criação do primeiro Living Lab 5G do país.

Liderado pela CMA, o Aveiro Steam City foi desenvolvido em estreita parceria institucional com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações – IT, a Universidade de Aveiro, a INOVARIA e a Associação para um Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável – CEDES.

A vertente de ensino é das consideradas prioritárias.

Pedro Pombo, da Fábrica da Ciência, realça esse investimento como porta para a formação de uma nova geração de alunos comprometidos com as competências steam (com áudio)

 

(em actualização)