Aveiro: Setor do turismo testa 5G.

2020-09-12 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O setor do turismo já beneficia da tecnologia 5G.

Uma nova forma de conhecer cidades e partilhar a visita em tempo real com família e amigos, permitir que os turistas, no local, recebam mensagem sobre destinos e locais turísticos, são duas ideias em desenvolvimento para o setor do turismo, no âmbito do Aveiro 5G Challenges, que desafiou empreendedores a apresentarem soluções tecnológicas baseadas no 5G.

Live Electric Tours e Smart Tour são as duas startups que, recorrendo à tecnologia 5G, prometem dinamizar o sector do turismo.

Finalistas da 1ª edição do Aveiro 5G Challenges, as duas startups portuguesas encontram-se agora na fase de mentoria, dinamizada pela Beta-i, ao mesmo tempo que recebem apoio técnico disponibilizado pelos stakeholders da iniciativa.

A Live Electric Tours vem proporcionar aos turistas uma nova forma de conhecer a Cidade de Aveiro.

Através de visitas programadas por GPS, os turistas vão poder conhecer a cidade ao volante de um carro 100% elétrico, equipado com WiFi gratuito, guia áudio GPS e uma câmara fotográfica e vídeo que vai permitir partilhar toda a experiência, em tempo real, com a família e amigos, através das redes sociais, utilizando a rede 5G como meio de transmissão de elevada velocidade.

A Smart Tour promete o desenvolvimento de rotas turísticas inteligentes, fazendo com que os diferentes locais comuniquem com o turista, em tempo real, através do uso da tecnologia BLE (Bluetooth Low Energy).

Através da utilização do Beacon, um dispositivo de alta tecnologia, será possível enviar conteúdo informativo, via Bluetooth, aos turistas ajudando numa melhor gestão do seu tempo redirecionando-o, sempre que necessário.

O envio de informação será feito em diferentes idiomas e com recurso a acessibilidades para deficientes visuais, recorrendo à velocidade da rede 5G para melhorar a experiência.

Após a fase de desenvolvimento e formação aguarda-se o momento da apresentação pública, a dinamizar em outubro, em que as 10 start-ups que apresentarão as suas soluções nesta que é a 1ª edição do Aveiro 5G Challenges.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.