Aveiro: Região quer melhorar indicadores da qualidade do ar.

2019-04-10 14:50

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A qualidade do ar é preocupação permanente e os municípios da região admitem investir mais em instrumentos de monitorização.

Numa região marcada, sobretudo no verão, pelos avisos sobre a concentração de partículas finas, Ribau Esteves admitiu que gostaria de chegar a esse ponto em Aveiro e aproveitar a aposta da tecnologia 5G para alargar as medições.

Ainda assim o autarca diz que os dados fornecidos são de qualidade e permitem tomar decisões preventivas.

Declaração na abertura dos trabalhos da conferência anual da equipa ClairCity que envolve a Universidade de Aveiro (UA) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro entre várias cidades europeias (com áudio)

Visões sobre uma mobilidade sustentável na CIRA; impactos na saúde da poluição atmosférica; o papel da indústria na melhoria da qualidade do ar e redução da pegada de carbono e a importância da bicicleta na CIRA são alguns dos temas em debate na conferência anual.

Este projeto é financiado pelo do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia.

O responsável europeu pelo projeto afirma que a qualidade do ar é tema fulcral na qualidade de vida sobretudo devido aos impactos negativos. A poluição é encarada como assassino silencioso (com áudio)

Melhorar a qualidade do ar e pegada de carbono para proteger a saúde”, o envolvimento de setor público e privado, empresas e a capacitação de serviços são fatores mobilizadores deste projeto.

A Administração Regional de Saúde não esconde que há várias dimensões a que é preciso dar atenção. Qualificar serviços mas também garantir menos pressão no acesso a unidades hospitalares onde os sistema de refrigeração assumem papel de destaque.

Isabel lança diz que a qualidade do ar está associada a mal formações de fetos entre outras patologias (com áudio)