Aveiro recebe 'Music Tech Fest' em Outubro.

2020-07-26 09:51

Categoria: 

Concelho: 

Entre 12 e 17 de outubro, o Music Tech Fest (MTF) traz a Aveiro algumas das suas principais iniciativas, numa organização conjunta com a Câmara Municipal.

Nessa semana, um grupo de especialistas MTF, juntamente com um grupo local de criadores, investigadores e empreendedores vão trabalhar com tecnologias de ponta, juntando conhecimentos e experiências para criar novos projetos, produtos, negócios, performances artísticas e invenções que são apresentadas ao público no último dia da iniciativa. A música é o pano de fundo de todas estas atividades, uma vez que os membros da comunidade MTF "usam a música como uma espécie de cola social que os une".

Este momento integra o calendário cultural de Aveiro, dada a relevância da sua componente artística e o painel de convidados nacionais e internacionais.

Durante seis dias a cidade será um laboratório dinâmico de ideias, criação e inovação, com contributos de áreas diferentes, tendo um momento de apresentação pública que promete revelar propostas marcantes.

A iniciativa terá ainda a sua dimensão cultural realçada pela candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027 e o trabalho que o município tem vindo a desenvolver a nível local e regional, nomeadamente através do desenvolvimento do Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030, documento criado para a implementação de políticas públicas que privilegiam a qualificação da oferta cultural, o incremento de práticas e consumos culturais, a fixação de novos agentes artísticos e criativos no território e o posicionamento de Aveiro no contexto nacional e europeu. Fazem parte desse documento o apoio à criação e à capacitação profissional, assim como o incremento da participação de públicos de várias idades, no que se inserem estas atividades do MTF em Aveiro.

O MTF promove estas ações em Aveiro no âmbito do projeto Aveiro Tech City, que visa transformar a cidade num laboratório tecnológico, no sentido de criar uma cidade mais sustentável e melhor para viver e visitar.