Aveiro recebe a comemoração do 20.º aniversário da Associação Desportiva Universitária Europeia.

2019-09-25 10:27

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe a comemoração do 20º aniversário da Associação Desportiva Universitária Europeia.

Os principais eventos comemorativos incluem conferência, assembleia-geral e gala.

Iniciativas entre os dias 25 e 28 de setembro.

A organização é da Federação Portuguesa de Desportos Universitários (FADU) e da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) com o apoio institucional da Universidade de Aveiro (UA).

A Gala, a 27 de setembro, a partir das 18h00, no Teatro Aveirense, é uma festa do desporto universitário europeu, onde representantes de todos os países se reúnem para destacar os melhores entre os melhores.

No evento serão distinguidas a Universidade de Coimbra e a Cruz Vermelha Portuguesa (delegação de Coimbra), pela organização nos Jogos Europeus Universitários (EUG), e a FADU, eleita a federação mais ativa da Europa no ano de 2018.

Ricardo Morgado, presidente da Associação Académica da Universidade de Coimbra por altura da atribuição da realização dos EUG 2018 à cidade dos estudantes, e João Gabriel Silva, antigo reitor da Universidade de Coimbra, sobem também a palco para serem distinguidos.

Durante a conferência, no auditório da Reitoria da UA, a 26 de setembro, a partir das 9h30, debatem-se questões de organização e planeamento de modo a contribuir para um futuro melhor do desporto universitário europeu.

A boa governança no desporto, a liderança no feminino, os 20 anos da EUSA e o desenvolvimento estratégico da EUSA para 2019-2024 são alguns dos pontos chave da conferência marcada para quinta-feira, na reitoria da UA.

A EUSA foi fundada em 1999 em Viena, Áustria, e celebra o seu 20º aniversário em Aveiro, cidade anfitriã do primeiro evento europeu de campeonatos universitários (Basquetebol) em 2001.

O presidente da EUSA, Adam Roczek, e o presidente da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), Oleg Matytsin, são algumas das personalidades que irão marcar presença em Aveiro.