Aveiro: Quinta Ecológica será campo experimental da ASPEA em ações de educação ambiental.

2020-01-19 17:05

Categoria: 

Concelho: 

A Quinta Ecológica da Moita / Escola da Floresta assume que vai trabalhar para garantir uma atividade mensal nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro em Oliveirinha.

Meta traçada este fim de semana no rescaldo de uma ação de voluntariado ambiental em parceria com a Associação Bioliving e com o apoio da Charcos & Companhia e o grupo de trabalho Smart Woods.

O espaço foi recuperado para receber um novo lote de atividades de Educação Ambiental e Interpretação da Natureza a partir de março.

Este ano letivo e no próximo a ASPEA participa no projeto Europeu CAREFOREST cofinanciado pelo Programa ERASMUS+ que irá proporcionar desenvolver recursos pedagógicos de apoio a atividades de Educação Ambiental para a conservação e proteção das florestas e que serão testadas por escolas da região no espaço florestal da Quinta Ecológica da Moita.

Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, agradece o empenho e dedicação da equipa de voluntários.

“Fizeram um excelente trabalho de manutenção de caminhos e acessos, qualificação de espaços florestais (remoção de detritos e árvores caídas durante as últimas intempéries), manutenção de charcos e da fonte e terminaram com uma plantação de árvores autóctones numa zona de onde foram removidas canas da índia, uma infestante que tem proliferado numa área da QEM”.

O programa de voluntariado ambiental na Quinta Ecológica da Moita irá ter uma periodicidade mensal onde serão propostas atividades especializadas dando oportunidade a diferentes pessoas para aprenderem por exemplo técnicas de poda, gestão florestal, bio compostagem, limpezas de linhas de água, entre outras.

Para Nelson Matos, coordenador do projeto da QEM, “estas ações de voluntariado ajudam, também, a reconhecer a importância da valorização e preservação da nossa biodiversidade, identificar e ajudar na solução de problemas ambientais como controlo de infestantes, plantações, entre outras”.