Aveiro: Quercus contra imagem de projeto para São Jacinto.

2019-07-29 08:06

Categoria: 

Concelho: 

A Quercus diz que a proposta de requalificação da área dos antigos estaleiros de São Jacinto terá impactes ambientais significativos.

Reação à imagem que chegou a ser exibida pelo promotor mas que acabou retirada por falta de atualidade.

Defende que o futuro exige “projetos de valorização turística” alavancados num “turismo ecológico e sustentável” e sujeito a “estudo de impacte ambiental”.

A denominada requalificação da área correspondente aos antigos estaleiros de S. Jacinto, através da criação de um projeto habitacional e turístico, numa área de aproximadamente 4 ha terá, segundo a Quercus, “impactes negativos significativos” num território considerado “sensível”, inserido em plena Zona de Proteção Especial da Ria de Aveiro e adjacente à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

A associação ambientalista diz que o que foi mostrado no website da empresa promotora (http://metalurgica123.com) apresenta uma “volumetria que não se coaduna com as características geomorfológicas, ecológicas e urbanísticas da zona”.

A manter-se essa volumetria a Quercus diz que “é de todo incompatível e impossível de enquadrar na paisagem lagunar”.

“Para além dos impactes paisagísticos que são óbvios, ocorrerá uma intensificação da pressão rodoviária sobre esta área sensível e uma massificação sobretudo durante o período de verão, que é necessário avaliar devidamente”.