Aveiro: PSP de bicicleta numa cidade "segura".

2020-06-04 11:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Ribau Esteves e a comandante da PSP de Aveiro já reuniram e a Câmara de Aveiro acredita que é possível melhorar os níveis de segurança na cidade que vê em plano “satisfatório”.

O autarca falou, ontem, na apresentação das brigadas cicláveis sobre a colaboração com a PSP e a expetativa de ter um interlocutor estável na cidade.

A PSP fala de uma cidade já com alto nível de segurança mas a autarquia entende que é possível melhorar.

“Vem do comando de Lisboa e Aveiro em termos de segurança é uma cidade globalmente segura. Temos problemas conhecidos mas queremos trabalhar para resolver esses problemas. Tentar melhorar para garantir uma performance e queremos fazer equipa para melhorar”, dissse o autarca.

Sobre a reunião diz que foi produtiva.

“Abordamos todos os assuntos pendentes. Estamos a começar e queremos dar tempo de integração. Há a questão dos arrumadores, estacionamento ilegal, pequena criminalidade e o ambiente da noite aveirense que queremos manter com qualidade”.

O autarca gostou do gesto da PSP que levou a apresentação das ciclobrigadas ao Centro de Congressos.

“Saudar a comandante por assinalar este momento aqui em frente ao Centro de Congressos. Esta dimensão é muito adequada à tipologia da cidade. Importante para a boa relação com residentes e turistas. Há menos turistas e a PSP poderá ter menos trabalho mas nos próximos anos esperamos aumento”.

No momento em que os EUA se debatem com a agitação da população que protesta contra a brutalidade policial, em Aveiro a PSP apresentou uma equipa de cicloturismo e o autarca aplaude a presença no seio da comunidade.

“Esta equipa de cicloturismo é outra nota positiva. Não conhecia mas é uma forma de participar em provas e uma forma útil de haver relação mais próxima com a comunidade”.

Virgina Cruz apresentou as patrulhas cicláveis como solução de proximidade.

“A patrulha já funciona e a operação Verão Seguro levou-nos a juntar tudo nesta cerimónia. Este patrulhamento é de prevenção e visibilidade. Temos condições para executar este tipo de ação pelo território plano. É eficiente e permite patrulhamento de proximidade”.

Esclarece que se trata de uma aposta na prevenção com atenções voltadas para a zona da ria e dos monumentos onde há mais turistas.

Depois do Estado de Emergência a cidade tende a voltar ao normal.

“Acreditamos que o número de pessoas a circular vai aumentar”.

Virgina Cruz está há pouco tempo na cidade mas garante que é segura.

“Tem sido uma experiência agradável. A época de confinamento permitiu conhecer a cidade de forma diferente. Agora vamos conhecer de outra forma. É uma cidade muito segura”.