Aveiro: Plataforma tecnológica ao serviço da divulgação de espaços culturais.

2022-06-06 11:55

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro lançou a Plataforma UBBU no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Programa de “Educação STEAM - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática” que integra a estratégia da iniciativa “Aveiro Tech City”.

A plataforma disponibiliza um conjunto de conteúdos dedicados ao município de Aveiro que pretendem dar a conhecer aos alunos a cultura e a história do município e, em simultâneo, estimular o pensamento computacional, o raciocínio lógico e matemático e o domínio saudável das novas tecnologias.

Em parceria com a Camara de Aveiro, a UBBU desenvolveu novos conteúdos para seis localizações concretas da cidade, nomeadamente para a Biblioteca Municipal, o Centro Municipal de Interpretação Ambiental de Aveiro, o Ecomuseu Marinha da Troncalhada, o Museu de Aveiro/ Santa Joana, o Museu Arte Nova e o Museu da Cidade de Aveiro.

Foram criados dois conteúdos por tema e um quizz final. Existe, ainda, um projeto livre através do qual os alunos podem desenvolver a sua criatividade criando as suas histórias e jogos com “sprites” e “backgrounds” exclusivos de Aveiro.

“A UBBU é uma plataforma portuguesa, criada para ensinar ciências da computação e programação a crianças”, sublinha o Presidente da CMA, Ribau Esteves, acrescentando que se propõe “preparar, de forma didático-lúdica, mentes jovens para o futuro, transformando-as em pensadores lógicos, solucionadores de problemas e cidadãos habilidosos e conscientes. Para que tudo isso aconteça, contamos com um currículo extenso, desafios diversos e uma ferramenta onde qualquer criança pode criar projetos incríveis”, destaca o autarca.