Aveiro: Plástico nos oceanos deve merecer ação global.

2023-06-05 11:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Fazer bem ao planeta é cuidar de recursos finitos e cuidar do futuro da humanidade mas só com ação global integrada será posssível alcançar resultados sustentados.

Investigadores da Universidade de Aveiro deixaram a mensagem, esta segunda-feira, na celebração do Dia Mundial do Ambiente, no decorrer da abertura da exposição “Bichos de cá, bichos de lá” com retratos sobre exemplos de espécies de fauna de Portugal, Brasil e Moçambique e das conferências realizadas na UA.

O coordenador científico do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), Amadeu Soares, lembra que apesar de existirem sinais sobre a recuperação de ecossistemas, é necessário trabalhar políticas nos diferentes cantos do globo.

No momento em que há indicadores positivos, por exemplo, sobre a recuperação das florestas, surgem desafios ao nível da presença de plásticos nos oceanos.

E as atenções estão voltadas para o oriente (com áudio)

Teresa Rocha Santos, investigadora do CESAM e do Departamento de Química da UA, admite que esta é uma realidade com "várias faces".

Tem um lado negativo pela prevalência de plástico nos ecossistemas marinhos mas também uma visão mais optimista uma vez que a reciclagem e a tipologia de materiais anuncia presenças menos invasivas.

A investigadora admite que é necessário travar o crescimento do uso de plásticos (com áudio)