Aveiro organiza Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Química.

2021-03-29 08:44

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro organiza o “Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Química (ENEEQ) para debater a Indústria 4.0

Estudantes de Engenharia Química de todas as instituições de Ensino Superior nacionais partem para a troca de experiências e aproximação dos futuros engenheiros químicos à indústria.

A iniciativa decorre online, a partir do youtube, hoje e amanhã, e inclui um conjunto de atividades em torno do tema “Indústria 4.0: A integração da inteligência artificial e cloud na indústria e o papel dos engenheiros químicos nesta nova realidade”.

A IX edição do ENEEQ é organizada por uma comissão de alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Química da Universidade de Aveiro, com o apoio da Associação Académica da Universidade de Aveiro, Núcleo de Estudantes de Engenharia Química, e própria Universidade.

Diz a organização que "esta edição está de olhos postos no futuro, estando planeadas atividades acerca da temática da Indústria 4.0: A integração da inteligência artificial e cloud na indústria e qual será o nosso papel como engenheiros nesta nova realidade."

A abertura do encontro, às 17h00 desta segunda-feira, conta com a presença do Reitor Paulo Jorge Ferreira; do diretor do Departamento de Química, Armando Silvestre; da diretora de curso do Mestrado Integrado em Engenharia Química, Inês Portugal, bem como da Coordenadora do Colégio de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros da Região Centro e representante da Delegação Distrital de Aveiro da Ordem, Isabel Quintaneiro; e da presidente da Comissão Organizadora do ENEEQ, Emília Carreira.

Neste dia realizam-se quatro palestras: “Materiais Eco-Friendly na Alimentação e Saúde”, por Cláudia Nunes, investigadora do CICECO; “Neutralização de Carbono”, por Jeffrey Amelse, da University of Illinois; “A importância da valorização da ciência e dos cientistas”, por Rute Pereira, aluna do Doutoramento em Nanociências e Nanotecnologia da UA; e “Currículos, Entrevistas e LinkedIn”, por Tânia Melo, da Prio Energy.

Dia 30 realizar-se-á a palestra “A IA: Promessas e Desafios”, pelo doutorado em informática e finalista de três concursos internacionais, Mário Antunes, e um debate sobre “Indústria 4.0”, com a participação de Raquel Madureira - DEGEIT-UA, OEP; Carlos Brás, da Navigator Company; e Francisco Lemos, da Hovione. A moderação estará a cargo de André Amorim.

O encerramento do IX ENEEQ, conta com a presença da Diretora-adjunta do Departamento de Química da UA, Sónia Ventura; do Vice-diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Química da UA, Carlos Silva; do Presidente da Associação Académica da UA, António Alves; e da Vice-Presidente da Comissão Organizadora do ENEEQ, Vinícius de Paula.