Aveiro: "Não tenho fé nenhuma na costela aveirense do Eduardo Feio. Tenho fé no compromisso de Pedro Nuno Santos" - Ribau Esteves.

2022-11-10 10:35

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Aveiro espera que, em breve, esteja fechado o capítulo da transferência da tutela dos terrenos da antiga lota de Aveiro e "aposta as fichas" na palavra do Ministro das Infraestruturas.

Ribau Esteves foi chamado a comentar, na Assembleia Municipal de Aveiro, a possível intervenção da nova administração portuária no processo.

Na resposta, o autarca diz que não foi o aveirismo dos sucessivos administradores da APA a decidir esse dossiê e não será o de Eduardo Feio a garantir resposta.

Prefere acreditar na palavra de Pedro Nuno Santos (com áudio)

Ribau Esteves e a expetativa de ver encerrado o processo de transferência dos terrenos da antiga lota para as mãos da Câmara de Aveiro que lançou um concurso de ideias internacional para decidir o futuro daquele espaço nobre, na laguna, às portas da cidade de Aveiro.

A entrega de propostas acontece até 20 de Novembro.

Quer definir um conceito de ocupação e respetivo desenho urbano, que permita não só valorizar a imagem urbana dos terrenos, como promover as vivências urbanas, apostando na diversidade de funções.

A ideia é dar cunho cultural, espaço para desportos náuticos e náutica de recreio, “tudo alicerçado numa aposta de sustentabilidade ao nível ambiental, social e económico”.

Numa área com cerca de 10 hectares a ideia é criar uma área piloto na construção da cidade com o envolvimento cívico numa solução de equilíbrio na construção da Cidade com neutralidade carbónica.

O vencedor do Concurso recebe 50 mil euros enquanto o 2º e 3º classificados receberão prémios no valor de 10.000€ e 5.000€ respetivamente.