Aveiro na rota de conferências que assinalam os 500 anos da Reforma Protestante.

2017-11-14 11:15

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro na rota do ciclo de conferências sobre os 500 anos da Reforma Protestante.

São duas as conferências que compõem o ciclo que visa assinalar, em Aveiro, a passagem dos 500 anos da Reforma Protestante. A efeméride será marcada por dois momentos distintos, um já esta quarta, na Universidade de Aveiro, e um outro no dia 18, na Escola Secundária José Estêvão.

A primeira conferência deste ciclo acontecerá, esta quarta, às 21 horas, no auditório da Casa do Estudante da Universidade de Aveiro, e contará com as apresentações de Timóteo Cavaco, Alan Pallister e Joe Clarke. Nesta sessão, será abordada “A expressão geográfica, social e intelectual” da Reforma.

A segunda conferência acontecerá no dia 18, às 16 horas, no auditório da Escola Secundária José Estêvão, em Aveiro, com o tema “Bíblia ao Povo”, tendo como oradores Timóteo Cavaco, Alan Pallister e António Malheiro. Em análise os efeitos da Reforma Protestante.

Este ciclo de conferências é uma organização conjunta da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Aveiro, da Igreja Evangélica Baptista e da Igreja Evangélica dos Irmãos.

Este ciclo tem como principal objectivo abordar a Reforma Protestante, iniciada com o professor de teologia moral Martinho Lutero (que a 31 de Outubro de 1517 publicou as suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg) e as suas principais bases, nomeadamente o que ficou conhecido pelas “cinco solas”, a saber “sola fide”, ou somente a fé; “sola scriptura” (somente a Escritura); “sola Christus” (somente Cristo); “sola gratia” (somente a graça); e “soli Deo gloria” (somente a glória de Deus).

Alan Pallister nasceu em Inglaterra, é licenciado (com mestrado) em Literatura Inglesa e Teologia pela Universidade de Cambridge (1973). Trabalhou com o Grupo Bíblico Universitário (GBU) em Espanha, de 1973 a 1977.  Atualmente, é professor no Seminário Teológico Baptista, nas áreas de Ética Cristã, Teologia Sistemática (entre outras), além de ser diretor (com a esposa) do Centro “O Canto da Rola”.

António Malheiro, é licenciado em Direito e mestre em Administração da Justiça, pela Universidade do Minho. Foi Diácono (1990-1993) e Presbítero na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Leiria de 1993 a 1997, tendo sido membro e cooperador da AD de Caldas da Rainha 1996 a 1998. Desde 1998, voltou a Aveiro, sendo Presbítero da AD de Aveiro desde 2001.

Timóteo Cavaco é coordenador pedagógico da STB – Seminário Teológico Baptista, foi secretário-geral da Sociedade Bíblica de Portugal. De Tondela e residente em Lisboa, licenciou-se em Bioquímica pela Universidade de Coimbra. É doutorando em História Contemporânea.

Joe Clarke tirou um Mestrado em Matemática na Universidade de Oxford (2005), recebeu um Certificado em Educação (2006), fez o Cornhill Training Course (um programa de formação em ministério) e recebeu um diploma em Teologia (2016). O seu foco é ajudar o GBU a servir as igrejas locais apoiando os estudantes em discipulado e evangelização.

Presentemente ocupa o cargo de assessor do GBU em Coimbra e Aveiro.