Aveiro: Museu acolhe encontro de cidades do eixo E80.

2020-02-17 08:01

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro promove, esta quarta, das 9h00 às 13h00, o Encontro das Cidades Cencyl, no Museu de Aveiro / Santa Joana.

Num momento em que se redefine o conceito de museu para que continue a refletir a sociedade, a evolução e as mudanças que nesta se registam, abordar as dinâmicas e impactos dos museus da rede Cencyl+ aporta grande interesse e suscita um conjunto de questões que se pretende que venham a ser ponto de partida para um estreitar da cooperação entre as cidades do projeto na vertente museológica.

Uma reflexão em torno do futuro dos museus.

Os Museus têm um papel relevante na comunidade, não apenas pela sua missão cultural e de reforço de identidade e da memória coletiva, mas de modo crescente pelo seu impacto socioeconómico, o que faz deles fatores de desenvolvimento local e de afirmação do posicionamento do lugar.

Assumem-se como verdadeiros ativos nas dinâmicas e na valorização do território.

A Rede de Cidades Cencyl é um projeto apoiado pela União Europeia e junta as cidades do Centro de Portugal e de Castela e Leão próximas do eixo rodoviário E-80 (A 25-A62), nomeadamente Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid.

Sessão com abertura marcada para as 9h30.