Aveiro: Limpeza da Ribeira de Vilar já começou.

2020-08-26 11:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro procura dar nova valorização à Ribeira de Vilar com limpeza das margens mas também dos fundos para evitar a propagação de espécies invasoras.

Estão em curso os trabalhos de qualificação ambiental da linha de água da Forca, também conhecida como Ribeira de Vilar, num investimento de 19.680€.

A recuperação desta zona está a ser realizada em duas fases distintas, com um primeiro momento de corte e remoção de verdes nas margens do canal e um segundo momento de limpeza manual e profunda do leito, com a remoção dos caules que provocam o crescimento exacerbado de vegetação.

Está também prevista a colocação de uma tela antirraízes, produzida à base de fibra de coco, que vai limitar o crescimento destes caules.

O planeamento e execução da obra atende à necessidade de proteção da fauna ali existente, nomeadamente dos patos bravos que têm neste leito o seu habitat natural.

A ponte pedonal existente, que propicia a travessia desta linha de água, dado o seu elevado grau de degradação, vai ser substituída por uma nova ponte, que se prevê que esteja instalada até ao final do mês de setembro.