Aveiro já trabalha a reabertura de jardins de infância no dia 1 de Junho com informação aos operacionais.

2020-05-29 07:41

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro já trabalha a reabertura de jardins de infância no dia 1 de Junho com informação aos operacionais.

Essa sessão de informação e sensibilização, realizada esta semana, foi dirigida a Assistentes Operacionais, Animadoras da componente de Apoio à Família, Educadoras e responsáveis dos vários Agrupamentos de Escolas do Município, como forma de minimizar os riscos da pandemia.

A autarquia personalizou o contacto com agentes da área da saúde e representante político.

A sessão contou com a presença do Presidente da CMA, José Ribau Esteves, da Delegada de Saúde ACES do Baixo Vouga, Dulce Seabra, da Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade de Aveiro, Enfermeira Rita Leal, da Técnica de Saúde Ambiental na Unidade de Saúde Pública de Aveiro, Susana Conde, do responsável pela Higiene e Segurança da CMA, Adriano Almeida e da Psicóloga da Divisão de Educação, Desporto e Cidadania da CMA, Ana Cristina Veríssimo.

“O momento teve como objetivo informar, esclarecer e tranquilizar todos os agentes educativos para que o regresso ao trabalho presencial decorra com a segurança e otimismo necessário, de forma a promover a total confiança e bem-estar por parte das Crianças e Encarregados de Educação no seu regresso aos Jardins de Infância”.

A autarquia garante que estão reunidas as condições.

Para além das medidas de proteção individual para evitar o risco de contágio, foram abordadas matérias relacionadas com higienização pessoal, limpeza e desinfeção de espaços, “ansiedades e medos” no regresso aos Jardins no contacto com as Crianças.

Foi dada ainda como informação sobre todas as medidas que a CMA já implementou nos Jardins de Infância, como a colocação de doseadores fixos e móveis de solução à base de álcool gel em todos os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar ou a fixação de doseadores de sabonete liquido e toalhetes de papel nos sanitários.

No final da sessão foi entregue a todas as Assistentes Operacionais, os Equipamentos de Proteção Individual necessários para o seu regresso ao trabalho (máscaras cirúrgicas, luvas, aventais descartáveis, sapatos de proteção e doseadores de álcool gel individual de bolso).