Aveiro: Investigadores de 11 países em congresso sobre as "faces da guerra".

2022-09-29 07:30

Categoria: 

Concelho: 

Investigadores de 11 países no congresso “A fúria de Aquiles: as faces da guerra”.

Evento que decorre na Universidade de Aveiro.

O Congresso Internacional “A fúria de Aquiles: as faces da guerra”, realizado no âmbito do projeto “Mitografias: temas e variações”, do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas (CLLC), decorre no Departamento de Línguas e Culturas (DLC) da Universidade de Aveiro (UA), esta quinta e sexta.

Este evento científico surge na sequência de congressos realizados nos últimos anos e, também, promovidos pelo CLLC.

Com esta iniciativa pretende-se dar continuidade, reforçar e promover a investigação em áreas multidisciplinares, compreendendo a literatura, a cultura, a linguística e a tradução, bem como as suas relações com outros domínios científicos, literários, artísticos e culturais.

A presença de oito dezenas de investigadores (alguns deles estudantes de pós-graduação), provenientes de instituições de ensino superior de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Reino Unido, Polónia, Alemanha, Brasil, México e Estados Unidos, garantirá o âmbito internacional desta iniciativa.

O programa inclui conferências principais, dinamizadas por oradores convidados de reconhecido mérito científico, e comunicações livres que foram submetidas a arbitragem científica.

O programa desta reunião científica inclui a apresentação dos livros Figuras do mito, de Maria Mafalda Viana; Um muro no meio do caminho, de Julieta Monginho; e António Sérgio: Literatura e crítica literária.