Aveiro: Imobiliário é o pilar do "renascimento" do Canal de São Roque.

2023-09-29 09:20

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O setor imobiliário vai mudar a face do canal de São Roque e promete relançar a atividade numa área que já foi "coração" económico da cidade.

Garantia deixada pelo autarca de Aveiro no lançamento da primeira pedra do empreendimento Foz de Prata.

Trata-se de um projeto de 150 milhões para cumprir até 2030 numa área de implantação de 80 mil metros quadrados.

Ribau Esteves explica que este é o primeiro de três empreendimentos numa "era de renascimento" para o canal de São Roque.

Depois de anos de degradação, com o desaparecimento de atividades económicas, e processos de ocupação falhados, a cidade vai mesmo crescer com áudio).

O primeiro empreendimento a avançar já tem primeira pedra colocada.

Será constituído por apartamentos de tipologias entre o T1 e o T5, por uma unidade hoteleira com cerca de 155 apartamentos turísticos e quartos, num total de 310 camas, uma superfície comercial de média dimensão, comércio, serviços, e áreas exteriores de recreio e lazer, que ocupam uma área de construção de mais de 80.000 m2.

A empresa espera fechar a fase das infraestruturas até final do próximo ano e a edificação da construção até 2028 ou 2030.

O CEO da entidade promotora, Alejandro Martins, adianta que é um empreendimento pensado para funcionar como ponto de encontro (com áudio)

Apresentado como “projeto pioneiro em Portugal” no que diz respeito à sustentabilidade, apresenta certificação LEED-ND (Leadership in Energy and Environmental Design– Neighborhood Development).

A adoção do conceito de carbono zero, através da não circulação automóvel à superfície ou a armazenagem e aproveitamento de água proveniente das chuvas para a rega e limpeza dos espaços públicos, são apenas dois dos vários aspetos que estão complementados na proposta.

Os edifícios possuem ainda painéis solares térmicos fotovoltaicos e coberturas verdes, obedecendo assim aos mais recentes parâmetros de sustentabilidade.

O projeto prevê também a construção de ciclovias, postos para carregamento automóvel e postos de carregamento de bicicletas.