Aveiro: Hospital garante realização de Cateterismos.

2023-05-08 13:46

Categoria: 

Concelho: 

A Unidade de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular do Centro Hospitalar do Baixo Vouga inicia, esta terça, a sua atividade.

A partir de 9 de maio serão admitidos utentes para realização de cateterismo.

Consciente da importância desta nova Unidade para a prestação de Cuidados a Doentes Cardíacos da Região, o Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, visita, pelas 9h00, as instalações e vai fazer-se acompanhar, para além do Conselho de Administração do CHBV, pelo Diretor do Programa Nacional para as Doenças CérebroCardiovasculares, Filipe Macedo, pela Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, e por vários Presidentes de Autarquias da Região.

A nova Unidade de Intervenção Cardiovascular alarga e diferencia a capacidade de resposta do CHBV, permitindo, para além de outros, a realização de cateterismos programados que, até então, quando necessários, obrigavam à deslocação dos doentes ora para Coimbra, ora para o Porto.

Trata-se dos resultados de um trabalho profundo que a Direção Executiva do SNS tem realizado no país, no aumento da acessibilidade a doentes com patologias cardíacas graves, que culminou com a abertura recente da unidade de hemodinâmica do Hospital de Guimarães e no dia 9 de maio no CHBV.

Assegurar a qualidade e segurança, com proximidade na prestação de cuidados, melhorar a articulação de cuidados na rede do SNS e promover a coesão territorial, são os objetivos principais desta estratégia.