Aveiro: Federação das Confrarias vai ficar sedeada no solar Morgados da Pedricosa.

2023-03-06 08:30

Categoria: 

Concelho: 

A Federação das Confrarias vai ficar sedeada no solar Morgados da Pedricosa.

Conhecida como a casa da Aveiro Arte e galeria de exposições, a estrutura vai alargar funções.

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, e o Presidente da Direção da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), Alcides da Luz Teixeira Nóbrega, assinaram o protocolo de intenções para estabelecer a sede da FPCG em Aveiro.

Este documento, assinado no terceiro dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na qual Aveiro é Município Convidado, prevê que no âmbito do projeto e obra de reabilitação do Solar dos Morgados da Pedricosa, que a CMA vai executar, seja instalada no seu primeiro andar a sede da FPCG, em zona nobre da Cidade de Aveiro.

Edifício de “elevado valor histórico e patrimonial” contíguo ao Museu de Aveiro / Santa Joana.

A CMA vai disponibilizar instalações provisórias para o espólio da FPCG e apoio técnico para o tratamento do referido espólio.

A FPCG compromete-se a executar e desenvolver um plano de dinamização da sua futura sede em Aveiro, em articulação com a CMA, com várias atividades de cariz gastronómico, artístico e cultural, que promovam o movimento confrádico assim como os produtos por si promovidos, catalisando a defesa da tradição e a inovação, e constituindo neste espaço-sede um polo agregador das principais atividades dos seus órgãos sociais e de atividades com os seus Associados.

“Esta é uma aposta muito relevante da CMA, que procura encontrar nas tradições gastronómicas e na contemporaneidade da cozinha aveirense e portuguesa novas formas de promover e divulgar o território. Vamos, por isso, continuar a utilizar as iniciativas ‘Aveiro, Sabores com Tradição’ e a ‘Nova AgroVouga’ como eventos âncora para atingirmos os nossos objetivos no setor do Turismo Gastronómico”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.