Aveiro: Fábrica da Ciência acolhe comemoração do Dia Nacional do Ar.

2023-04-12 07:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro acolhe a comemoração do Dia Nacional do Ar e assinala a data com a inauguração de um Laboratório.

O Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO), a UA e a Fábrica Centro Ciência Viva ajudaram na organização deste programa intitulado "Melhor Ar na Europa, no país e nas nossas cidades".

Para além de uma mesa redonda, com início às 14h30, no auditório da Fábrica, onde se discutirão os principais problemas da qualidade do ar, o programa inclui a inauguração de um Laboratório do Ar, na Fábrica, para que os pequenos e graúdos possam acompanhar a qualidade do ar que respiram.

A instalação deste sistema foi possível graças ao projeto STEAM City, no âmbito do Aveiro Tech City, explica a investigadora Alexandra Monteiro, membro do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e da equipa organizativa das comemorações.

“A APA acedeu ao desafio proposto pelo DAO-UA e Fábrica, tendo em conta a relevância do trabalho produzido, ao longo dos anos, na UA, e também a longa colaboração entre a APA e a UA”, assinala.

O Dia Nacional do Ar comemora-se a 12 de abril em data que realça a importância da qualidade do ar e que procura sensibilizar a população para a necessidade de conhecer e atuar com vista à proteção e melhoria deste recurso indispensável à vida.

Este ano, o evento comemorativo sob o tema “Melhor Ar na Europa, no país e nas nossas cidades!”, decorrerá em sessão às 14h30, no auditório da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

Conta com representantes de autoridades nacionais, regionais e locais da área da qualidade do ar, de uma entidade regional da saúde e de uma organização não governamental de ambiente para uma reflexão sobre os desafios atuais e os necessários compromissos futuros no domínio da qualidade do ar, com destaque para a importância da coerência entre a atuação dos diversos níveis de governação para se atingir um melhor ar e melhor saúde para os cidadãos.

Em setembro de 2022 a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou as suas diretrizes relativas à qualidade do ar com base nas mais recentes evidências científicas tendo em vista a redução dos impactes da poluição do ar na saúde.

Em resposta, a Comissão Europeia, em outubro de 2022, elaborou a proposta de revisão da legislação existente “diretiva relativa à qualidade do ar ambiente e a um ar mais limpo na Europa”, que estabelece novos e mais ambiciosos padrões de qualidade do ar na UE para 2030, alinhados com as recomendações da OMS, e para se atingir o objetivo de poluição do ar zero até 2050, em sinergia com as ações para a neutralidade climática.

A proposta preconiza alterações às regras de monitorização e modelação da qualidade do ar, bem como a atuação numa abordagem preventiva, e o suporte e apoio às autoridades locais para uma ação mais eficiente e eficaz na melhoria da qualidade do ar.

O processo de negociação em curso colocará novos desafios a Portugal que ainda não logrou cumprir os objetivos atualmente em vigor, sobretudo para o dióxido de azoto nas grandes cidades, devido ao tráfego automóvel.

A sessão poderá ser acompanhada no canal de YouTube da APA.