Aveiro: Escolas com laboratórios tecnológicos até 2021.

2020-02-06 09:58

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

As escolas não escondem o entusiasmo de passar a trabalhar em modelos que estimulam o conhecimento tecnológico.

Com a instalação de laboratórios em escolas de 1º Ciclo, Aveiro entra em nova era do ensino com o experimentalismo dos novos modelos.

“Aveiro Tech City leva Tech Labs a 31 escolas do Município” e, na abertura do espaço na Escola EB 1 de Sarrazola, em Cacia, sentiu-se o ambiente que estimula as novas aprendizagens.

O pro reitor Filipe Teles diz que estão em fase de instalação as escolas do futuro (com áuido)

Entre outros elementos, os Laboratórios serão equipados com uma impressora 3D, kits de robótica, kits de circuitos elétricos e equipamentos informáticos.

Esta ação é parte integrante de uma estratégia integrada da CMA de promoção das competências STEAM em todos os níveis do ensino básico e secundário.

O projeto Aveiro STEAM City é co-financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

Pedro Pombo, da Fábrica da Ciência, acredita num modelo interativo e mais prático de ver a ciência (com áudio)

A implementação de Tech Labs nas escolas do 1º ciclo apresenta uma forte componente dedicada ao ensino experimental para promover o gosto e a aprendizagem pela ciência e tecnologia, com recurso a espaços de experimentação para estimular a descoberta e interesse dos alunos por estas áreas ao longo do seu percurso educativo, aumentando o domínio das competências STEAM na comunidade educativa.

Esta ação é parte integrante de uma estratégia integrada da CMA de promoção das competências STEAM em todos os níveis do ensino básico e secundário.

Para o 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico a instalação destes equipamentos está prevista para o próximo ano letivo de 2020/2021, em todas as sete escolas do Município.

Os professores admitem entusiasmo perante nas novas ferramentas (com áudio)