Aveiro: Enfermeiros da urgência descontentes com ordem para uniformizar circuito de atendimento.

2020-05-11 18:23

Categoria: 

Concelho: 

Os enfermeiros da urgência do Hospital de Aveiro declinam toda e qualquer responsabilidade inerente às consequências decorrentes de uma instrução de trabalho que uniformiza o circuito e abordagem nas Emergências do Doente Pediátrico sem critérios para Covid-19.

Com o apoio do sindicato, anunciam um abaixo assinado e explicar os contornos desta tomada de posição, em conferência de imprensa, esta terça, dia 12, às 14h45, em frente à entrada principal do Hospital de Aveiro.

Os enfermeiros da urgência do Hospital de Aveiro, pertencente ao Centro Hospitalar Baixo Vouga, EPE (CHBV), foram confrontados com uma Instrução de Trabalho datada de 30 de abril último, emanada pela administração do CHBV.

Em causa a uniformização do circuito e abordagem nas Emergências do Doente Pediátrico sem critérios para Covid-19.

Esta Instrução de Trabalho engloba as emergências não passíveis de estabilizar no atual espaço da Urgência Pediátrica Não Covid que não tem sala de Emergência e que encerra diariamente às 20h.

Esses utentes passam a ser observados e acompanhados na Sala de Emergência Não Covid da Urgência Geral/Adultos que disponibiliza 3 boxes de observação de todo o tipo de patologias do doente crítico mas que, segundo os enfermeiros, não está munida de dispositivos médicos nem de Enfermeiros que “possam garantir a Segurança e Qualidade no Atendimento e prestação de cuidados eficientes e centrados nas necessidades do doente pediátrico”.

A equipa de Enfermagem da Urgência Geral/Adultos afirma que teve conhecimento pela publicação na Intranet do CHBV e reagiu negativamente.

“Ao aplicar-se esta instrução de trabalho a todos os profissionais envolvidos, sublinhando esta que a responsabilidade recai, não apenas na Equipa de Enfermagem e Equipa Médica do serviço de Urgência Pediátrica, mas também na Equipa de Enfermagem da Urgência Geral/Adultos, os Enfermeiros da urgência do Hospital de Aveiro, irão fazer chegar um abaixo-assinado à administração do CHBV, tendo em consideração que a presente situação envolve a segurança do doente pediátrico, no sentido de serem tomadas as necessárias medidas reparadoras no mais curto espaço de tempo”.

Esses profissionais de enfermagem da Urgência Geral/Adultos declinam “toda e qualquer responsabilidade inerente às consequências decorrentes desta instrução de trabalho”.