Aveiro em Madrid no encontro da rede Cencyl que debate futuro das cidades e alterações climáticas.

2022-06-14 09:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro presente na 5.ª Edição do Fórum das Cidades Madrid 2022.

“Projetos Urbanos das Cidades Ibéricas” é o mote do encontro que se realiza no IFEMA, em Madrid, Espanha.

Ribau Esteves dará testemunho do “bom exemplo” de Aveiro na gestão da sua orla costeira, no contexto dos impactos provocados pelas alterações climáticas, levando até Madrid o modelo de gestão das marés na Ria de Aveiro, o recentemente qualificado Cais do Sal (antiga Estrada Dique), que procura garantir a proteção a longo prazo do Centro da Cidade de Aveiro, o desassoreamento da Ria de Aveiro e o projeto para a Defesa Primária do Baixo Vouga Lagunar, entre outros.

Neste evento, participam as Cidades da Rede Cencyl, sendo que para além de Aveiro, estarão também representadas as Cidades de Viseu, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, para exporem as suas iniciativas de combate aos desafios climáticos no contexto da descarbonização e neutralidade climática urbana.

A quinta edição do Fórum das Cidades Madrid 2022, organizado pelo IFEMA Madrid, no seu parque de exposições, de 14 a 16 de junho, conta com sessões temáticas e mesas redondas.

No IFEMA, em apenas três dias, será possível assistir a 50 mesas redondas, englobadas em 24 sessões temáticas e quatro eixos de debate: Planificação Urbana, Renaturalização, Cidades para habitar e Economia circular.

O financiamento de projetos urbanos, a qualidade de vida das pessoas e o intercâmbio de boas práticas, são as grandes linhas transversais, presentes ao longo de todo o programa.

A Rede de Cidades Cencyl é um projeto apoiado pela União Europeia, que junta as cidades do Centro de Portugal e de Castela e Leão próximas do eixo rodoviário E-80 (A 25-A62), nomeadamente Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid, em cooperação e com um modelo de gestão transfronteiriça, para fazer frente aos principais desafios e oportunidades de desenvolvimento sustentável e de alterações climáticas no espaço urbano.