Aveiro em Festa no Feriado Municipal

2018-05-12 08:02

Categoria: 

Concelho: 

O Feriado Municipal de Aveiro vai implicar cortes de trânsito na cidade devido à realização da Procissão de Santa Joana Princesa, hoje (durante a tarde). Assim, os condicionamentos de trânsito causados pela Procissão de Santa Joana terão lugar entre as 16h00 e as 18h00 sabendo-se que a procissão sairá da Sé pelas 16h00, seguindo pelos arruamentos da cidade. A Irmandade de Santa Joana Princesa organizará a festividade da Padroeira da cidade e da diocese de Aveiro e o Bispo preside às cerimónias.

As celebrações começarão às 09h15, na Igreja de Jesus – Museu de Aveiro, com o compromisso ’sete Aias’ e de cinco ‘Cavaleiros’, com imposição do chapéu armado e as investiduras de quatro ‘Irmãos’. Segue-se a missa concelebrada na Catedral, às 10h00, finda a qual se rumará ao Túmulo de Santa Joana e se recitará a oração pro-canonização. A procissão inicia-se às 16h00 e compõe-se nos moldes similares aos de 2017.

Em 2018, integram a procissão 152 elementos dos graus juvenis, com a particularidade de este ano se fazer representar, pela primeira vez, a Real Irmandade da Rainha Santa Mafalda, de Arouca. “Esta bem-aventurada, apesar de pertencer à primeira dinastia portuguesa, é ainda uma antepassada da Padroeira de Aveiro”, explica a Irmandade de Santa Joana.

Com saída da Sé e percorrendo as ruas Batalhão Caçadores Dez, Nascimento Leitão, de Coimbra – onde procederá ao arremesso de pétalas e de papelinhos com as cores da cidade, a partir dos Paços do Concelho –, Praça Humberto Delgado, Rua de José Estêvão, Largo da Apresentação, Praça 14 de Julho, Rua Domingos Carrancho, Praças Melo Freitas e Humberto Delgado, Ruas Clube dos Galitos, Belém do Pará, Gustavo Ferreira Pinto Basto, Praça Marquês de Pombal, Avenida de Santa Joana, recolhendo na Igreja de Jesus.