Aveiro é 8º distrito na exigência de mais anos de trabalho para comprar casa.

2016-11-30 09:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A plataforma de simulação gratuita de produtos financeiros ComparaJá.pt analisou quantos anos os habitantes de cada distrito necessitariam de trabalhar, tendo em conta o salário médio e o custo médio por m2 da sua região, para comprar habitação.

Os resultados demonstram que em Aveiro serão necessários cerca de 8 anos de trabalho, menos oito comparativamente à capital. A análise incidiu em 18 capitais de distrito que compõem Portugal Continental, a que juntou o Funchal (Madeira), tendo como referência o valor de um apartamento de 100m2, bem como o valor do salário médio anual.

Com base nestas duas variáveis, foi possível aferir quantos anos de trabalho seriam necessários até os habitantes de cada capital distrito conseguirem comprar casa.

No todo do país, Aveiro fica em 8º lugar entre os distritos em que é necessário mais anos para garantir o pagamento de casa. Funchal é a mais "acessível" em que apresenta uma média de quase 5 anos e Lisboa quase 16 anos na relação entre o salário médio anual e o preço por metro quadrado.

No distrito de Aveiro, são os Murtoenses quem mais anos precisam de trabalhar para garantir a aquisição (10 anos). Ílhavo ocupa o terceiro lugar considerando o preço por metro quadrado nos 1294 euros e um salário médio anual de 13956 euros. Dados que remontam ao período antes da crise de 2011. Um ilhavense necessitava de 9,3 anos para fazer essa aquisição de uma habitação de 100 metros quadrados.

Albergaria está no extremo oposto com um habitante a necessitar de pouco mais de 5 anos.

Já em Aveiro são necessários aproximadamente 8 anos até se conseguir comprar casa, à semelhança da média das capitais de distrito. Este valor é significativamente mais baixo do que em Lisboa, onde são precisos quase 16 anos para cumprir o mesmo objetivo.

A análise é feita a partir de dados da Pordata e Estatísticas do Mercado Imobiliário. O ComparaJá.pt é uma plataforma online gratuita e independente de comparação e análise de produtos e serviços financeiros que oferece aos utilizadores a possibilidade de identificar e adquirir a solução mais adequada às suas necessidades, com poupanças significativas de tempo e dinheiro, de forma rápida e simples.