Aveiro distingue personalidades do mundo da cultura no Feriado Municipal.

2019-05-10 07:50

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro vai distinguir duas instituições de dimensão regional e nacional e duas personalidades do mundo da cultura no feriado de 12 de Maio.

O Executivo Municipal aprovou as propostas de atribuição de Distinções Honoríficas Municipais à Associação Académica da Universidade de Aveiro (Medalha de Mérito Municipal em Prata); Comissão Vitivinícola da Bairrada (Medalha de Mérito Municipal em Prata); Xoan Viqueira (Medalha de Mérito Municipal em Cobre) e Henk Van Twillert (Medalha de Mérito Municipal em Cobre).

A Sessão Solene, às 11h30, com transmissão na Terra Nova, contará com os discursos do Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto Miranda, do Presidente da CMA, José Ribau Esteves e de um representante dos condecorados, em representação das instituições e personalidades distinguidas.

A distinção à AAUAv acontece no ano em que a associação comemora o 40º aniversário da sua ação de mobilização da comunidade estudantil, para a participação em eventos âncora da vida académica.

“A AAUAv é um exemplo de democraticidade, independência e representatividade, desenvolvendo um trabalho notável com grande sentido de missão em prol da Academia, abrangendo as áreas da Cultura, Ação Social, Desporto e Política Estudantil, de que é exemplo o GrETUA – Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro”, justifica a autarquia.

Quanto à Comissão Vitivinícola da Bairrada também celebra 40 anos de vida e tem dado “forte contributo” à dinamização da região pela via económica e tem uma extensão de território em Aveiro (Nariz).

“Atualmente, entre as várias atividades que o Município realiza, destaca-se a promoção da Região Demarcada da Bairrada através do Aveiro D’Honra, servido em diversos eventos do Município (Ovos-Moles e espumante da Bairrada). Futuramente, com a nova vida que terá o edifício da Antiga Estação da CP, os vinhos e espumantes da Bairrada terão também presença de destaque ao nível da promoção da Cidade, do Município e da Região (além dos Ovos Moles e do Sal)”.

Em ano de Bienal Artística, o município homenageia o primeiro vencedor. Xohan Viqueira é considerado uma das maiores referências mundiais na arte da Cerâmica, tendo vencido em 1989 a primeira edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que comemora este ano 30 anos de existência.

A candidatura a capital Europeia da Cultura orientou as distinções e Henk van Twillert é também sinal dessa aposta.

Com uma forte ligação à área dos instrumentos de sopro da família do saxofone, com particular destaque na formação dos mais jovens, Henk van Twillert distingue-se pela promoção da cultura musical e fomentando a união entre os cidadãos, dando exemplo maior de sentido comunitário, com colaborações solidárias com o Centro Social e Paroquial da Vera Cruz e a Mordomia de São Gonçalinho.

“No ano em que assinala os seus 60 anos de vida, 40 anos de carreira e 30 anos em Portugal, Henk é um dos fortes embaixadores e agentes percursores da dimensão europeia da nossa cultura”.