Aveiro: Dia Mundial da Arte Nova com lançamento de livro sobre a arte nova na cidade.

2020-06-09 08:45

Categoria: 

Concelho: 

A 10 de junho celebra-se o Dia Mundial Arte Nova, uma efeméride assinalada pelas principais cidades europeias que fazem parte da “Réseau Art Nouveau Network”, da Rota Cultural Arte Nova do Conselho Europeu, bem como por Museus e Instituições com coleções Arte Nova, por toda a Europa.

Aveiro celebra este movimento artístico com a realização de várias ações, adaptadas ao contexto atual, no decorrer do presente mês.

Já amanhã, às 18h, sessão de lançamento e apresentação da obra “Arte Nova de Aveiro. Estudo Arquitetónico” da autoria do Arquiteto Pedro Silva.

A sessão decorrerá na Casa de Chá do Museu Arte Nova e as entradas serão limitadas ao número de presenças imposto pelo Plano de Contingência anti Covid-19 em vigor.

A sessão será transmitida em direto, nas páginas de Facebook do Município de Aveiro.

Pedro Luís Silva apresenta o capítulo da sua tese de doutoramento dedicada a Aveiro onde se fez a análise gráfica dos edifícios Arte Nova em Portugal, que prova cientificamente, como até aqui não se tinha conseguido, que é em Aveiro que o movimento ganha a sua maior expressão nacional.

No dia 11, às 18h30, há “Happy Hour” nos Museus de Aveiro com recurso às redes sociais.

Em parceria com o Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, que acolhe uma das melhores coleções do mundo de joalharia de René Lalique, mestre vidreiro e joalheiro francês, e verdadeiras esculturas que captam a natureza na sua essência, o Museu da Cidade irá dedicar a Happy Hour deste mês à apresentação digital de algumas das peças desta coleção, obras únicas e etéreas que se inserem na corrente artística Arte Nova.

No dia 20, abertura da Exposição “Senhora do Mar – joalharia contemporânea [fotografia e instalação]”

Trata-se de uma exposição de joalharia contemporânea de Sandrine Vieira.