Aveiro: Cidade já tem espaço fixo dedicado à deteção precoce ao VIH, Hepatites Virais e outras IST.

2020-08-11 17:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O projeto “+Abraço Aveiro”, dedicado à deteção precoce ao VIH, Hepatites Virais e outras IST, passa a dispor de espaço fixo na cidade.

Até ao momento as suas ações eram promovidas com recurso a Unidade Móvel de Saúde, no distrito de Aveiro, mas agora há espaço no centro da cidade de Aveiro com a abertura do Centro Comunitário de Rastreio +Abraço.

A equipa lembra que Portugal apresenta atualmente uma das mais elevadas taxas de novos casos de VIH/SIDA, no contexto da União Europeia, havendo um diagnóstico tardio desta infeção em cerca de 50% dos casos (4/5 anos após a infeção). 

O distrito de Aveiro é considerado pela Direção Geral de Saúde o 5º distrito com maior incidência de novos casos de infeção por VIH/SIDA, havendo, no total, 3,1 novos casos por cada 100 000 habitantes. 

O centro comunitário de rastreio +Abraço Aveiro contempla a realização de testes rápidos ao VIH, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, com o devido aconselhamento pré e pós teste, e com encaminhamento para uma unidade hospitalar no caso de algum resultado reativo. 

A equipa é constituída por profissionais da área de enfermagem e de psicologia e o serviço é disponibilizado de forma totalmente gratuita, anónima e confidencial a qualquer pessoa interessada.

O novo espaço funciona na Rua Conselheiro Luís de Magalhães, Nº 37, de segunda a sexta feira, das 12 às 20H.