Aveiro celebra o Dia da Padroeira.

2021-05-12 08:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro celebra o Dia da Padroeira.

Feriado Municipal com destaque para a Sessão Solene, às 11h00, no Centro de Congressos de Aveiro, e com descerramento da placa toponímica de D. António Francisco dos Santos e a apresentação da escultura “Arcanjos” do artista Paulo Neves.

Momentos altos de uma celebração que vai distinguir cidadãos do Município.

O dia começa com um concerto das torres sineiras de Aveiro, pelas 10h00 (Sé, Paços do Concelho, Vera Cruz, Carmo, Museu de Aveiro / Santa Joana), interpretando a obra de Abel Chaves, “Gaudeamus Cum Campanis Averii”.

No Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro, às 11h, Hastear da Bandeira, o Hino da Cidade de Aveiro e a Guarda de Honra, seguido do discurso do Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro, Luís Souto, do Presidente da CMA, José Ribau Esteves, e da entrega das Condecorações Honoríficas Municipais.

Como já é tradicional haverá Eucaristia, pelas 16h00, na Sé de Aveiro, em honra da Padroeira Santa Joana, enquanto que pelas 17h30, no mesmo local, será apresentado o livro “Memorial de Santa Joana e crónica da fundação do Mosteiro de Jesus”.

O momento de atribuição do topónimo de D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro entre 2006 e 2014, acontece pelas 19h00, na nova Avenida que liga a Alameda Silva Rocha à Avenida Vasco Branco e seguindo até à futura rotunda do Túnel de Esgueira.

Nesse âmbito será feita uma apresentação da escultura “Arcanjos”, do artista Paulo Neves, já patente em duas rotundas que fazem a ligação da nova Avenida D. António Francisco dos Santos, entre a Alameda Silva Rocha e a Avenida Vasco Branco, sendo que a escultura só estará completa com a colocação das peças na futura rotunda do Túnel de Esgueira.

Composta por três Arcanjos (São Miguel, São Gabriel e São Rafael) a esta instalação ficará a faltar a escultura de São Rafael, a implantar na nova rotunda da Rua de Viseu, em Esgueira.

Este é um dia em que os Museus de Aveiro (Museu de Aveiro / Santa Joana, Museu da Cidade e Museu Arte Nova / Ecomuseu da Marinha da Troncalhada) celebram com Dia Aberto.

No dia 14 de maio, pelas 18h30 terá lugar, no Centro de Congressos de Aveiro, o Concerto com Carlão, um espetáculo que havia sido adiado e que está inserido no Festival Montepio “Às vezes o Amor”.

A 14 e 15 de maio, o ATLAS Aveiro recebe as XIV Jornadas de História Local e Património Documental, sob o tema “Aveiro e o Liberalismo: 1820 – 1829.

Como é tradição, a 16 de maio, domingo, a CMA comemoração o 193.º Dia dos Mártires da Liberdade, mas este ano, devido à Pandemia, em formato de roteiro digital, com difusão nas redes sociais a partir do Museu da Cidade, pelas 10h00.