Aveiro: Autarquia quer garantir avião civil em São Jacinto.

2020-08-25 10:10

Categoria: 

Concelho: 

A edição deste ano do festival Dunas de São Jacinto acentua a relação histórica da freguesia com a aviação e a Câmara de Aveiro diz que as boas vontades que se reuniram para o uso da pista nos espetáculos do passado fim de semana indica o caminho para retomar o uso das instalações pela aviação civil.

A autarquia faz balanço positivo ao Festival Dunas de São Jacinto na edição em ano de pandemia.

Com atividades desportivas, náuticas, de música e cultura, com o objetivo de promover a partilha e o convívio entre visitantes, população e instituições, a autarquia destaca a presença dos festivais aéreos como marca diferenciadora.

O “Eco Taxi” aconteceu pelo segundo ano consecutivo, na troca de plástico, vidro, ou outro tipo de lixo, recolhido na praia, por viagens de bicicleta durante os três dias do Festival.

Para Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), classifica a 4.ª edição do Festival Dunas de São Jacinto como um sucesso”.

O Autarca sublinha que a edição deste ano “foi uma aposta ganha, apesar da redução do orçamento em 40%, passando de um investimento de 160.000€ em 2019, para apenas 95.000€ na presente edição de 2020, procurando “um bom equilíbrio entre a qualidade e a necessidade de redução da dimensão dos espetáculos e aumento da segurança para todos os espectadores e participantes”, reforçou.

A autarquia agradeceu o envolvimento de parceiros e destacou o Regimento de Infantaria nº 10 e o Exército Português que disponibilizou a pista do RI10 para as operações com aviões.

Ribau Esteves acentua que a autarquia está determinada em “voltar a ter atividade de aviação civil ligeira em São Jacinto, em boa cooperação entre o RI10 / Exército e a Câmara Municipal de Aveiro, com o envolvimento de Parceiros Privados”.

“O Festival Dunas de São Jacinto é uma aposta política ganha, que vamos continuar a fazer crescer, partilhando uma palavra de agradecimento a todos quantos lhe deram vida, na produção e na fruição”, concluiu o edil.

O evento regressa em 2021 entre 20 e 22 de Agosto.