Aveiro: Autarquia mostra relatório para justificar abate de 9 choupos na avenida 25 de Abril.

2021-04-06 08:15

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro informa que iniciou, esta segunda-feira, 5 de abril, uma operação de manutenção do parque arbóreo da Avenida 25 de Abril, executado pela empresa Tree Plus em estreita ligação com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Aos trabalhos em curso precedeu uma avaliação fitossanitária e de risco de fratura das árvores, elaborado pela Tree Plus / UTAD que concluiu que “a condição de declínio dos choupos ficou bem patente (…), por medições dendrométricas, das lesões, identificação dos agentes bióticos e medições da condição do lenho através de resistógrafo”.

Das 70 árvores da Avenida, os especialistas diagnosticaram “19 choupos com acentuado risco de fratura”, considerando como muito urgente, “o abate de 9 dessas árvores” já que “não se vislumbram possibilidades da sua recuperação” e que colocam em risco pessoas e bens.

A autarquia, já habituada a polémicas sobre abate de árvores fez questão de divulgar as fotografias que documentam o estado das árvores.

Para as restantes 10 árvores, serão realizadas “podas e tratamentos fitossanitários que ajudem a diminuir o volume e peso das copas, e assim a probabilidade de fratura”.

O relatório executado pelos técnicos e especialistas da Tree Plus / UTAD indica ainda que na sua maioria, as árvores ali existentes “apresentam uma condição débil devido à sua má adaptação ao local, mas sobretudo pela idade avançada, espaço exíguo para as raízes e cortes de pernadas em atarraques”.

A autarquia assegura que vai compensar esse abate com novas espécies.

A avenida Avenida 25 de Abril vai receber obras de renovação. Está em fase final de projeto para dar a esta artéria mais espaço para os peões, ciclistas e espaços verdes com qualidade e sustentabilidade.

A reabilitação desta Avenida prevê a criação de um corredor ciclável, a valorização do espaço público destinado ao peão e a criação de uma plataforma de ligação desde a frente da Escola José Estevão à Praceta Infante D. Henrique (que faz a ligação à Rua de São Sebastião e ao Largo das “5 Bicas”), estando este projeto a ser desenvolvido por Técnicos da CMA e encontrando-se em fase final de execução.