Aveiro: Autarquia apresenta resultados do projeto 'Aveiro STEAM City',

2022-02-24 16:29

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro prepara-se para apresentar, em Março, os resultados finais do projeto Steam City.

Seis milhões de euros depois é hora de conhecer resultados numa cidade que se afirma mais preparada para o futuro tecnológico.

O evento final de apresentação dos resultados do projeto Aveiro STEAM City está marcado para dia 16 de Março.

Trata-se de um projeto cofinanciado pelos Fundos Comunitários em 4,9 milhões de euros, no âmbito do Programa Comunitário “Urban Inovative Action - UIA” (Ações Urbanas Inovadoras).

Liderado pela CMA, a iniciativa foi desenvolvida em parceria institucional com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações – IT, a Universidade de Aveiro, a INOVARIA e a Associação para um Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável – CEDES.

Em execução desde 2019 o projeto Aveiro STEAM City promoveu na Cidade e no Município de Aveiro os primeiros passos de uma revolução tecnológica, com a adoção de infraestruturas e tecnologias 5G e IoT – Internet of Things (Internet das Coisas).

A adesão ao movimento cidades inteligentes com economia baseada no conhecimento.

A implementação de uma estratégia de Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em todas as escolas do Município de Aveiro, o desenvolvimento de ações de formação para quadros técnicos das empresas da Região, a criação do primeiro Living Lab 5G do país, a apresentação da Plataforma Urbana de apoio à Governação do Município ou os resultados dos estudos de caso na área da Energia, Ambiente e Mobilidade, são apenas alguns exemplos do trabalho desenvolvido que será apresentado no Teatro Aveirense, no próximo dia 16.

A sessão de encerramento deste projeto, vocacionado para estimular a transformação digital da cidade, atrair e reter talento, promover a renovação do tecido empresarial e da estrutura socioeconómica da cidade, contará com a presença do presidente da autarquia, José Ribau Esteves, e do diretor do programa Urban Innovative Actions, Tim Caulfield, entre outros intervenientes que acompanharam os vários eixos do projeto Aveiro Steam City.

Recorde-se que Aveiro foi a primeira cidade portuguesa com um projeto aprovado nos concursos do “Programa Urban Inovative Actions”.

Estes primeiros passos têm o devido seguimento e consequência através do Aveiro Tech City. Sob o lema, “Tecnologia para uma vida melhor”, o Aveiro Tech City vai continuar a explorar, desenvolver e a tratar dos temas relacionados com a inovação, com base nos pilares da tecnologia, do ambiente e de uma comunidade sustentável.