Aveiro assinala entrada no ano novo Chinês.

2019-02-13 14:59

Categoria: 

Concelho: 

A celebração do Ano Novo Chinês em Aveiro está agenda para sábado. O largo do Mercado Manuel Firmino recebe o evento entre as 10h00 e as 13h00.

O arranque, às 9h45, acontece com a concentração dos participantes para o desfile (Rua Homem Cristo, junto à passagem pedonal que atravessa a Rua Batalhão Caçadores 10).

Às 10h45 haverá Dança do dragão, pelo Yin Long – Grupo de Artes Marciais do IC-UA (Praça Manuel Firmino) e a Cerimónia de Abertura está marcada para as 10h50.

Até ao meio-dia haverá espetáculos de música e canto com “Eu e o meu país” (por Lv Xiaopeng); “Azálea” (por Lv Xiaopeng); “Bom Ano novo” (Alunos do Colégio D. José I), acompanhado por Guzheng; “Estrelinhas” (Alunos do Colégio D. José I), acompanhado por Hulusi; “Jasmim” (Alunos da Academia de Saberes, da Junta de Freguesia de Aradas e da Cooperativa de Santa Joana) e Artes Marciais com alunos do Colégio D. José I e Yin Long (Grupo de Artes Marciais do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro).

Declamação de poesia “Uma árvore florescida” (Xi Murong), por Ana Correia (aluna de Chinês Intermédio I); “Amar a vida” (Wang Guozhen), por Gabriela Dias (aluna de Chinês Intermédio I) e exercício de Caligrafia com crianças a escreverem “Feliz Ano Novo do Porco” com pincel, ao som do Guzheng.

Na agenda encontra-se também teatro de sombras, caligrafia, pintura de máscaras da ópera chinesa, cerimónia do chá e vestuário tradicional da Dinastia Han e ainda jogos tradicionais.

As festividades do Ano Novo chinês começam sempre em dia de Lua Nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, e terminam em dia de Lua Cheia, duas semanas depois, com a celebração do Festival das Lanternas.

Em 2019, o Ano Novo Chinês celebra-se, sob o signo do Porco (símbolo de lealdade, generosidade e solidariedade), na passagem do dia 4 para o dia 5 de fevereiro.

Tal como no nosso Natal, esta é para os chineses a festa da família, celebrada em espírito de grande alegria. As pessoas colocam de cada lado da porta principal duas faixas vermelhas com versos auspiciosos, a expressar desejos de felicidade e de prosperidade e lançam fogo-de-artifício para espantar os maus espíritos, o azar e as más energias.

As crianças são presenteadas pelos mais velhos com um envelope vermelho contendo dinheiro. O ato de entregar este envelope vermelho (hong bao) representa a generosidade e o desejo de boa sorte e de paz para o novo ano.

O primeiro dia do ano é móvel porque o calendário chinês, criado durante a dinastia Xia (2070–1600, a.C.), se rege pelos ciclos da lua, que duram aproximadamente 29,5 dias.

Também denominado calendário Xia, o calendário lunar tem 12 meses e 354 ou 355 dias. Para ajustar a diferença que se estabelece com o calendário gregoriano, é necessário, de tempos a tempos, acrescentar um mês extra, denominado mês bissexto. Este mês intercalar é inserido sete vezes em cada ciclo de 19 anos.

 

texto: CM