Aveiro: ASPEA pede programa estratégico de Educação Ambiental e de redução de resíduos.

2020-02-07 18:53

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A ASPEA considera que há avanços para aumentar a reciclagem em Aveiro mas diz que continua a faltar o plano para evitar resíduos.

Na semana em que Câmara, Ersuc e escolas assinaram acordo para o fomento da reciclagem, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) registou que “alguma coisa mexeu” no executivo municipal de Aveiro nesta matéria depois da associação ter “denunciado falhas e alertado”.

Em nota divulgada esta sexta, a ASPEA exorta a autarquia a preparar o programa estratégico de Educação Ambiental e de redução de resíduos e apresentar indicadores de execução desta campanha aos aveirenses.

A ASPEA considera que uma Campanha de Separação de Resíduos deve sempre acompanhar um programa estratégico de Prevenção e Redução dos Resíduos Urbanos, o que não está a acontecer neste e noutros municípios.

Para o presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, o desafio é coletivo para fomentar a economia circular.

“Consideramos que dada a complexidade da temática resíduos é preciso a formação de uma rede municipal de articulação coordenada pela autarquia, envolvendo empresários, organismo do Estado, associações e cidadãos e a própria Universidade com enfoque na investigação por forma a implicar e auxiliar as instituições e cidadãos numa visão global e contextualizada da temática”.