Aveiro: ASPEA lamenta "ausência" do município na semana europeia da mobilidade.

2020-09-23 07:15

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo de Aveiro da Associação Portuguesa de Educação Ambiental assinala o fecho da Semana Europeia da Mobilidade, no dia europeu sem carros, com nota em que regista a falta de programa em Aveiro.

Considera que o Município perdeu uma boa oportunidade de mobilizar a sociedade civil para a questão da mobilidade.

Aveiro não preparou um programa e a ASPEA entende que assim é difícil “mobilizar as organizações da sociedade civil e as famílias para um novo paradigma de enfrentamento da crise climática e procurarem-se alternativas às deslocações” na cidade.

Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, que teve a oportunidade de participar na COP25 Chile/Madrid, considera que o tema deste ano “Mobilidade sem emissões para todos” vem “reconhecer o esforço que é necessário fazer por toda a sociedade em particular pelos decisores políticos, sendo que alguns ainda estão longe deste horizonte, podendo comprometer os objetivos nacionais e europeus no âmbito do Pacto Ecológico Europeu de um continente neutro em termos de emissões de carbono até 2050”.

A ASPEA contactou a Câmara Municipal de Pontevedra, vencedora do primeiro Prémio de Segurança Rodoviária Urbana criado e atribuído pela União Europeia através da Comissão de Mobilidade e Transporte, para proporcionar uma visita técnica e política de forma a dar a conhecer as boas práticas nas cidades europeias em termos de “mobilidade segura e amiga”.

Desafiou os deputados municipais aveirenses para conhecerem essa realidade.

O Município de Pontevedra é reconhecido na recuperação de grandes espaços públicos para uso dos cidadãos e tem adotado medidas como a limitação a 30km/h ou 10km/h.

“Consideramos que o Município de Aveiro deve seguir estes exemplos, chamando os diferentes atores da sociedade civil a contribuir para um plano estratégico de mobilidade suave e amigo das pessoas, tornando o espaço público mais seguro, facilitador a deslocação autónoma das crianças pela cidade e em facilitar a vida dos idosos e das pessoas com diversidade funcional”.