Aveirense é o novo comandante da Unidade de Meios de Desembarque dos Fuzileiros.

2020-10-29 18:20

Categoria: 

Concelho: 

O primeiro-tenente fuzileiro Nuno Arvins Fernandes é o novo Comandante da Unidade de Meios de Desembarque (UMD) dos Fuzileiros.

Numa cerimónia presidida pelo Comandante do Corpo de Fuzileiros, comodoro Silva Ribeiro, o novo Comandante da UMD rendeu no cargo o primeiro-tenente fuzileiro Pinheiro dos Santos.

O primeiro-tenente fuzileiro Nuno Arvins Fernandes nasceu em Aveiro em 1984, tendo ingressado na Marinha em 2003. Após a conclusão da licenciatura na Escola Naval, no ano de 2007, em ciências militares navais, no ramo Fuzileiros, começou por desempenhar as funções de comandante de pelotão no Batalhão de Fuzileiros n.º 2. Exerceu posteriormente diversos cargos na estrutura do Corpo de Fuzileiros: como comandante do pelotão de reconhecimento na companhia de apoio de fogos, como chefe do serviço de comunicações e sistemas de informação da Base de Fuzileiros e como 2º comandante da Força de Fuzileiros n.º 3. Desde novembro de 2018 que desempenhava as funções de oficial de operações do Batalhão de Fuzileiros n.º 2.

Integrou ainda diversas missões internacionais de realçar a presença em duas Forças Nacionais Destacadas: A International Security Assistance Force (ISAF), no Afeganistão, como mentor de comunicações em 2011/2012; e a Military Advisory Mission da União Europeia na República Centro-Africana (EUMAM RCA) em 2015 e comandou a Força de Fuzileiros embarcada no NRP Álvares Cabral, no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, no primeiro semestre de 2017.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações nacionais e estrangeiras.

A Unidade de Meios de Desembarque (UMD) comemora este ano 41 anos, cumprindo a sua máxima “Se fosse fácil estariam cá outros!"

Criada a partir da Unidade de Apoio de Meios Aquáticos, na sequência da reorganização dos meios aquáticos do Corpo de Fuzileiros, a UMD tem como missão a participação em operações expedicionárias navais e anfíbias.