Autoridade Marítima diz que o mar está perigoso para banhos.

2019-02-22 14:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Autoridade Marítima Nacional alerta para o risco elevado das idas ao mar agora que se aproxima um fim de semana com temperaturas de Verão em peno Inverno.

Desaconselha banhos e diz que é imperioso “vigiar permanentemente” as crianças e não permitir que se afastem para a linha de água.

Avisa para o risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima que se tem verificado nos últimos tempos, apresentando também morfologia alterada pelo efeito da ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano, encontrando-se fundões, declives acentuados, remoinhos e agueiros.

A ondulação esperada será do quadrante oeste / noroeste com altura significativa entre os dois e os três metros.

Este é também um período de águas vivas, registando-se uma maior amplitude entre a altura da baixa-mar e da preia-mar, originando correntes mais fortes.

Alguns destes fenómenos não são visíveis, acarretando perigo para quem entrar na água.

Sem existir vigilância ou equipamento para socorro a náufragos, a Autoridade Marítima lembra que a assistência pode “ser mais demorada”.

Ainda assim revela que irá reforçar a vigilância na orla costeira e no mar sobretudo em ações de sensibilização e prevenção de eventuais situações de risco.