Associação Florestal do Baixo Vouga testa nova técnica de controlo de espécies invasoras.

2023-01-27 09:04

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Florestal do Baixo Vouga testa nova técnica de controlo de espécies invasoras.

Iniciou, dia 25 de janeiro, uma ação de controlo de invasoras lenhosas, maioritariamente acácia-das-espigas, com recurso a tesouras elétricas.

Os trabalhos decorreram em Maceda, num talhão do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar.

"Dois anos atrás, a área em causa sofreu um corte de pinheiro-bravo adulto, tendo neste momento uma grande germinação de pinheiro-bravo e de acácia-das-espigas. Estas espécies invasoras competem diretamente com as plantas de pinheiro na sua fase jovem, podendo mesmo comprometer a reposição do pinhal", explica Sarah Ferreira, Técnica Florestal da AFBV.

A novidade na intervenção da AFBV está no uso de tesoura elétrica, em vez de motorroçadora.

Sarah Ferreira, esclarece que “este equipamento permite-nos realizar o corte da acácia rentinho ao solo, evitando a rebentação futura da planta, para além de dar ao operador melhor perceção da presença do pinheiro e de lhe facilitar a tarefa, por comparação com o uso de tesouras tradicionais, muito mais exigentes fisicamente”.

Rui Figueiras, da empresa fabricante Bahco, explica que “este tipo de tesouras é habitualmente usada para a poda de árvores de fruto e que foram adaptados para o trabalho florestal no âmbito de um projeto de inovação com a Navigator Company”. Reforça ainda que “estas iniciativas são extremamente importantes para testar o equipamento em diferentes contextos de trabalho e utilização”.

"Trata-se de uma ação da nossa equipa de Sapadores Florestais no âmbito do serviço público que nos orgulhamos de prestar", concluiu Sarah Ferreira.

No arranque dos trabalhos, estiveram também presentes alguns elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Câmara Municipal de Ovar e da empresa Bahco, para acompanharem aquele que foi "um teste bem sucedido" de utilização da tesoura elétrica em ações de controlo de invasoras.