Associação Escolíadas acolhe debate internacional sobre inclusão das artes nos sistemas de ensino.

2020-02-13 07:45

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Escolíadas promove, na Mealhada, duas atividades internacionais, no âmbito do ArtCamp, um projeto Erasmus+.

Esta quinta-feira, pelas 21h30, no Cineteatro Municipal Messias, acontece o ArtCamp Show.

Este espectáculo junta as criações artísticas de três escolas de Portugal (Escola Profissional Vasconcellos Lebre), Espanha (IES Ibarrekolanda BHI) e Itália (Liceo Classico Linguistico Manzoni).

Todos os trabalhos apresentados foram criados especialmente para este projeto, e partem da pesquisa da herança cultural em cada escola.

O espetáculo é de entrada livre, sujeito à lotação da sala, e o idioma predominante será o inglês.

Para sexta, dia 14, fica o I Fórum para as Artes na Educação, pelas 14h30 no Cineteatro Municipal Messias.

Neste encontro, três escolas europeias, duas associações artística e decisores políticos e representantes governamentais juntam-se para dar voz e destaque à importância da inclusão das artes nos sistemas de ensino.

No fim do Fórum, será apresentada uma carta de recomendações, escrita pelos alunos de Portugal, Espanha e Itália, onde estes propõem formas de incluir as artes na educação, que será entregue aos respetivos governos e à comunidade europeia.

Este I Fórum para as Artes na Educação é o culminar de um trabalho de debate e desenvolvimento de estratégias entre a Escola Profissional Vasconcellos Lebre (Portugal), o IES Ibarrekolanda BHI (Espanha), o Liceo Classico Linguistico Manzoni (Itália) e as associações Specchio Magico (Itália) e Associação Escolíadas (Portugal), desde outubro de 2018.