Associação de Sever do Vouga cria projeto digital para levar as artes a casa dos cidadãos.

2020-04-06 10:03

Categoria: 

Concelho: 

Em tempos de isolamento social, uma associação de Sever do Vouga cria projeto digital para levar as artes a casa dos cidadãos.

“Um minuto de cultura com a Severi” é o novo projeto da associação que, em tempos de quarentena e isolamento social, tem o objetivo de aproximar os severenses que são assim convidados a partilhar momentos culturais.

Impedidos de ensaiar e subir aos palcos, esta foi a forma que a Severi encontrou para continuar culturalmente ativa.

Assim, todos os dias, às 19h00, a associação de teatro que celebrou 3 anos lança nas suas redes um protagonista que partilha um poema, um conto, uma lenda ou um manifesto.

 “Tínhamos ensaios quatro vezes por semana, estávamos para estrear uma peça que iria juntar perto de 50 severense em palco, íamos arrancar com novos projetos. Tudo isto ficou adiado, de repente, todos sentimos um vazio. Foi assim que decidimos avançar com esta espécie de plano B, que de uma forma muito simples quis trazer um momento diário de companhia a todas as pessoas e que quer, também, demonstrar o papel que a cultura tem nas nossas vidas. Assim, todos os dias uma pessoa escolhe o texto que quiser e interpreta-o, disponibilizando o resultado final, em vídeo”, adianta a Severi.

O projeto teve estreia a 19 de Março e mantém atividade regular.

Primeiro foi o grupo de teatro a protagonizar a iniciativa, depois, a corrente cultural passou para as mãos da comunidade, mas as novidades não ficam por aqui. Agora é a vez do grupo juvenil da Severi, uma forma de estimular hábitos de leitura aos jovens.

Estão já mais de 30 episódios gravados mas o desafio é manter a atividade com a escolhe de um pequeno texto e um vídeo (cerca de 60 segundos) com a sua interpretação.

O vídeo deve ser enviado por WeTransfer, através do email da associação: severi.aced@gmail.com