Associação Académica da Universidade de Aveiro admite criação de clube desportivo.

2022-11-10 09:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Associação Académica da Universidade de Aveiro admite vir a constituir um clube desportivo.

É a resposta ao peso crescente do desporto no campus universitário com cada vez mais praticantes, melhores estruturas e resultados de sucesso.

Wilson Carmo, presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, deixou o compromisso na recente gala do desporto que distinguiu os melhores do ano desportivo.

O dirigente lembra que existem já cerca de 3 mil praticantes em diferentes modalidades.

E confessa que a Taça UA tem tido impacto com mais de 200 equipas inscritas na mais recente edição.

Razões para um compromisso com a criação de um clube desportivo (com áudio)

A Gala do Desporto, promovida pela Associação Académica da Universidade de Aveiro realizou-se no passado domingo, no Auditório Renato Araújo.

O evento distinguiu os atletas e equipas que se destacaram na época desportiva relativa ao ano letivo 2021-2022 nos campeonatos nacionais universitários.

Participaram nesta competição 315 atletas, garantindo a conquista de 31 medalhas: 11 de bronze, 11 de prata e 9 de ouro.

Registo ainda para provas entre escolas politécnicas da UA e participações internacionais, entre as quais a taça mundial de andebol no Kosovo, os EUSA Games na Polónia e o Europeu de Remo em Istambul.

Da parte da Federação do Desporto Universitário, coube ao presidente da FADU e antigo presidente da AAUAv, André Reis, elogiar o diz ser um trajeto imparável.

O dirigente recordou passos pioneiros como o estatuto estudante atleta em 2012 e o regulamento de bolsas de mérito desportivo em 2015.

E elogiou o investimento em infraestruturas que, agora, serão complementadas com pavilhão multiusos.

Na semana em que se prepara para a inauguração da sede da FADU, em Aveiro, André Reis assume Aveiro como capital do desporto universitário em, Portugal (com áudio)

A Universidade de Aveiro iniciou o ano de 2022 com a organização do primeiro mundial universitário de corta-mato e prepara-se para acolher a 20ª edição do Europeu de Basquetebol em 2023.

Está, também, a ser preparada a candidatura às fases finais dos Campeonatos Universitários de 2024.

O Reitor Paulo Jorge Ferreira destaca a importância do desporto e do associativismo na formação dos estudantes (com áudio)

A UA reafirma a aposta no desporto universitário.