Assembleia de Freguesia de Canelas e Fermelã debate impactos da alta velocidade.

2023-05-31 07:57

Categoria: 

Concelho: 

A população de Canelas está inquieta com as consequências do futuro canal ferroviário de alta velocidade e o cenário de demolição de casas vai receber contestação.

É um dos primeiros sinais agora que foi desencadeada a consulta pública e em que as sessões de esclarecimento destapam as alternativas em estudo.

O concelho de Estarreja vai receber uma parte relevante da via uma vez que a partir de Canelas há desdobramento da linha com via direta para Oiã e um canal que diverge para Aveiro sempre que a alta velocidade tiver a estação central da cidade como ponto de paragem.

Na primeira sessão de esclarecimento, realizada na semana passada, em Canelas (na foto da Freguesia), o Movimento Cívico dos Cidadãos de Canelas revela que há surpresas uma vez que uma das alternativas propostas implica a demolição de casas.

Hoje à noite há Assembleia de Freguesia Extraordinária para debater o tema, às 21h, na sede da União de Freguesias de Canelas e Fermelã.

A Agência Portuguesa do Ambiente promove uma sessão de esclarecimento em Ovar no próximo dia 5 de Junho às 17h30 no Auditório do Centro de Arte de Ovar.

Está a decorrer a consulta pública no âmbito da avaliação de impacte ambiental para o troço da Fase 1 entre Oiã e Porto.