Assembleia da Conferência de Reitores das Universidades e Institutos Politécnicos do Sudoeste Europeu hoje em Aveiro.

2022-09-27 11:35

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro recebeu responsáveis das instituições de ensino superior do sudoeste europeu.

Realizou-se esta terça, dia 27 de setembro, a Assembleia da Conferência de Reitores das Universidades e Institutos Politécnicos do Sudoeste Europeu (CRUSOE) e a reunião da RESOE - Macrorregião do Sudoeste Europeu & CRUSOE.

O evento decorreu no Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro (UA) e reuniu 30 pessoas, entre reitores e presidentes das universidades, institutos politécnicos associados e representantes dos governos regionais da Rede. (com áudio - líder da CRUSOE)

A Conferência incluiu um momento de adesão à Associação CRUSOE por parte de seis institutos politécnicos da região centro de Portugal: Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Guarda, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Leiria e Instituto Politécnico de Viseu.

A admissão como associados da Universidade de Aveiro e do Instituto Politécnico de Bragança, que já faziam parte da Rede CRUSOE, foi também confirmada.

A cerimónia pública decorreu de manhã, com o acolhimento dos governos regionais, momento em que os seis institutos politécnicos da região centro de Portugal aderiram à Rede.

A Conferência de Reitores das Universidades e Institutos Politécnicos do Sudoeste Europeu, da qual a UA faz parte desde 2015, é uma associação sem fins lucrativos e de âmbito internacional. (com áudio - Paulo J. Ferreira, Reitor da UA)

O objetivo consiste em contribuir para a melhoria da educação superior e o desenvolvimento territorial, através da cooperação interuniversitária, o diálogo entre universidades e agentes sociais, além da cooperação institucional com governos regionais e estatais.

Criada em 2011, a CRUSOE integra mais de duas dezenas de universidades e politécnicos portugueses e espanhóis de seis regiões: zona Norte e Centro de Portugal, Astúrias, Castela e Leão, Cantabria e Galiza, de Espanha.

Um total de 23 instituições de ensino superior, mais de 150 grupos de investigação de referência nacional em Espanha e Portugal e quase 240.000 estudantes distribuídos por mais de 40 campi (quatro deles qualificados como excelência internacional) constituem os pontos fortes da Rede CRUSOE que se configura como alternativa às tradicionais redes institucionais de conhecimento e, ao mesmo tempo, promove novos projetos no espaço macrorregional do Sudoeste Europeu, RESOE.

A Macrorregião do Sudoeste Europeu - RESOE, a primeira a formar-se na Península Ibérica, foi constituída em 2010 pela CCDR-N e pelas Junta da Galiza e Junta de Castela e Leão, com objetivos de promover oportunidades comuns em matéria de mobilidade e a logística, investigação e desenvolvimento tecnológico e indústrias do automóvel e componentes.

Assumindo a aposta na cooperação territorial europeia para o período 2014-2020, e tirando maior proveito de iniciativas inter-regionais, complementares à cooperação transfronteiriça, a Macrorregião passou a contar, em maio de 2014, com mais duas regiões, alargando-se numa primeira fase à Região do Centro e das Astúrias.

Em 2017 ocorreu um novo alargamento, passando a Região da Cantábria a integrar a Macrorregião.