ASPEA vai formar jovens para a comunicação sobre ambiente.

2020-10-02 15:57

Categoria: 

Concelho: 

O Núcleo da ASPEA Aveiro inicia o processo de preparação de uma formação de 10 Jovens, dos 14 aos 17 anos, dando-lhes a oportunidade de poderem participar numa rede internacional de correspondentes da Agência Jovem de Notícias (AJN).

Esta formação procura promover a literacia socioambiental e a partilha de saberes e boas práticas face à crise climática; promover a cidadania ambiental através da produção de conteúdo jornalístico de forma colaborativa e utilizando a metodologia de Educomunicação.

A equipa de formadores é composta por profissionais e especialistas nas áreas jornalismo participativo, escrita em educomunicação, estratégia de social media, temas ambientais e dinâmicas de grupos.

A formação será ministrada em regime misto (presencial e online) e os formadores, além de Portugal, intervirão desde Itália, Brasil e Dubai.

Para Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, as atividades propostas pela ASPEA “procuram auxiliar os compromissos assentes na ENEA2020, de forma articulada com o Plano de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA), proporcionando atividades de diferentes tipologias aos jovens da região, numa abordagem dos eixos temáticos definidos na ENEA2020”.

Ana Sofia Henriques, coordenadora da AJN, e Ana Ferreira, coordenadora desta formação, referem que, no âmbito deste curso, os temas propostos pretendem, por um lado, “promover a consciencialização da necessidade de mudança de paradigma eco social, económico e cultural, por parte da sociedade e dos decisores políticos e gerar um efeito multiplicador dos conhecimentos, capacidades e competências em matéria de promoção e dinamização de atividades de EA, numa ótica de melhoria contínua da qualidade de vida dos cidadãos, através de notícias e artigos de opinião na perspetiva de educomunicação por parte dos jovens e informações na primeira pessoa”.

Este projeto, para jovens dos 14 aos 17 anos, foi apresentado ao Programa de Apoio às Associações do Município de Aveiro e contemplado com um cofinanciamento de 1.250€, que corresponde a 50% do orçamento previsto.